RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

O NÚCLEO - Aproximando Ciências Naturais e Geografia


Há pontos de ligação entre as Ciências Naturais e a Geografia. Trabalhar o filme "O Núcleo" permite fazer essa ponte. Se aplica mais aos estudantes de 5ª série, ou 6º ano. Os livros didáticos de geografia abordam a formação da Terra, estrutura do planeta, eras e períodos geológicos, vulcanismo, entre outros assuntos. Os de ciências abordam rochas, minerais e suas configurações. O filme... bem o filme é uma ficção que explora esse campo e solta a imaginação, mas que nos permite trabalhar tais temas captando um maior interesse de alunos e alunas. Enquanto educadores, podemos explorar vários assuntos que o filme faz referência, despertando a curiosidade. Uma proposta interdisciplinar, incluindo também outras áreas do conhecimento. Luzes, câmera, ação e... educação.

Sinopse: 
            Uma eletrizante viagem põe o espectador no centro da mais espetacular aventura. O geógrafo Dr. Josh Keyes fez uma terrível descoberta: o núcleo da terra parou de girar. Agora o campo eletromagnético está se deteriorando e dentro de alguns meses, o planeta será destruído. Existe uma esperança: enviar Keyes e um grupo de cientistas de elite a um canal subterrâneo no centro da Terra. Enquanto o destino da humanidade está na corda bamba, os cientistas e a tripulação precisam fazer o inimaginável: detonar um dispositivo nuclear, para reativar o núcleo da Terra. 
Questões: 
1) Relógios param, marca-passos param, pássaros se desorientam, tempestade eletromagnética, descarga estática, TV fora do ar, raios atingindo a superfície da Terra. O que é o campo eletromagnético? Ou geomagnetismo? Que influência exerce sobre a superfície do planeta?
2) Descreva o fenômeno conhecido como Aurora Boreal.
3) Você já aprendeu a confeccionar mapas em cartolina? Faça um mapa mundi e localize:
a) as seguintes cidades citadas no filme: Chicago, Washington, São Francisco, Atlanta, Nova York, Londres e Roma. Agora responda: em que países ficam?
b) os Estados do Alasca e do Hawaí. Responda: a que país pertencem?
c) a Fossa das Marianas no Pacífico Sul.
d) o país Mali. Responda: a que continente pertence?
4) Na hora de auxiliar nos trabalhos, o professor escolhe os melhores estudantes, aqueles que estão acima da média. Por que será? Como você interpreta isso na realidade do mundo hoje?
5) Quando a nave entra na atmosfera, percebe-se ela envolta em fogo. Porque isso acontece? Busque auxílio junto à professora de ciências, internet, etc.
6) Alguns órgãos aparecem no filme. Nasa e Pentágono, por exemplo. O que são? Onde se localizam?
7) O Campo eletromagnético também protege o nosso planeta dos raios solares. Se não fosse ele, estaríamos num verdadeiro forno de microondas. Por quê? Como isso aparece no filme? Pesquise como funciona um forno de microondas e que cuidados devemos ter com esse produto. Converse com a prof. de Ciências.
8) Com que fruta o cientista compara a estrutura do planeta Terra. Quais partes estariam associadas às camadas da Terra.
9) Qual a proposta para fazer o núcleo voltar a girar?
10) A nave recebeu o nome de Virgílio – poeta que levou o homem às profundezas do inferno. Pesquise quem foi Virgílio, o tal poeta. Qual a relação dele com a obra "A Divina Comédia" de Dante Alighieri? Peça auxílio à(o) prof. de Artes, Literatura e História.
11) Qual a primeira barreira a ser ultrapassada pela “terranave”? Por que a lançaram na Fossa das Marianas? Quantos mil metros de profundidade ela possui?
12) O que é um maremoto?
13) Qual a segunda barreira antes da chegado do núcleo? Como se apresenta?
14) No filme, utilizam o nitrogênio líquido para resfriar? O que é nitrogênio? Por que líquido? Converse com a prof. de Ciências.
15) Outro gás mencionado é o oxigênio. O cientista passa mal quando fica sem ele. O que é e qual sua importância? 
16) Qual a relação entre temperatura e penetração da nave no interior da Terra? O que é grau geotérmico?
17) No filme, a comandante diz: estamos a 1.100 km da superfície; depois a 3.060 km de profundidade; depois a 4.200 km de profundidade. Com o auxílio da professora de matemática, estabeleça a temperatura aproximada para cada uma destas distâncias, levando em consideração o grau geotérmico.
18) Alguns minerais são mencionados no filme. Faça uma breve pesquisa e diga o que é:
a) cristal;
b) cobalto;
c) diamantes.
19) No interior do planeta aparece a lava. O que é a lava? Como chega até a superfície? No que se transforma? Consulte seu livro de Geografia.
20) No filme aparece uma parte da nave se comprimindo submetida a uma enorme pressão. Que pressão é essa? Por que as pessoas tiram a pressão?
21) O filme menciona o Projeto Destino. O que é esse Projeto Destino? Ele tem alguma relação com a parada do núcleo? Será que isso é mais um alerta sofre a interferência do homem na natureza? Comente sobre essa relação entre homem e natureza nos dias de hoje.
22) Na volta da nave, como os tripulantes chegam à superfície? Como a volta deles tem a ver com as placas tectônicas? Raciocine e responda.
23) O filme faz menção às ondas ultra-sônicas, inclusive relacionando-as com golfinhos e baleias. Qual a relação? Você já ouviu as pessoas falarem de exame de ultra-som? Para que serve um aparelho de ultra-som? Converse com a prof. de Ciências.
25) Em forma de redação. Você faria uma viagem dessas? Optaria por outro tipo de viagem? Faça a sua ficção (mínimo de 20 linhas). Faça uma cópia e entregue para a professora de português. Caso tenha dúvida, esclareça com ela; o que é uma ficção.

Outra sugestão:

Sinopse:
Trevor Anderson (Brendan Fraser) é um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max (Jean Michel Paré), que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a guia Hannah (Anita Briem). Entretanto em meio à expedição eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, alcançam o centro da Terra. Lá eles encontram um exótico e desconhecido mundo perdido.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns professor! Achei muito interessante sua proposta. Vou adaptar algumas de suas questões para meus alunos do 6ºano. Joyce, São Paulo -SP.

Profe disse...

Como consigo as respostas?

Carlos Filho disse...

porque não tem respostas?

Alexandre Rafael da Rosa disse...

Para quem busca as respostas, informo que o objetivo aqui é estimular a pesquisa. Procuro colocar sempre perguntas que induzem ao raciocínio a partir do filme. Outro objetivo é a observação, pois algumas das respostas estão no próprio filme. Portanto, houve uma pesquisa previamente realizada de forma a construir as questões. Os(as) educadores(as) estão convidados a adaptarem segundo o grau de conhecimento de seus(uas) alunos(as) e o nível de dificuldade que possam encontrar. O blog é dirigido a professores(as) e não alunos(as).

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy