O
1º de Maio é o Dia do Trabalho. Certo? Errado! Todo dia é Dia do Trabalho, ou
do Trabalhador e da Trabalhadora. Mas no 1º de Maio comemoramos as lutas
empreendidas pela classe operária.
Nessa data, em 1886, ocorreu uma grande
manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de
trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme
carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou
os Estados Unidos. Confrontos dos manifestantes
com a polícia se intensificaram, resultando
na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados
pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Oito líderes trabalhistas norte-americanos morreram enforcados. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem as manifestações.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda
Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima
dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de
trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a
jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado
nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro
país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi
consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir
do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao
trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros
países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado
feriado em muitos deles.
Um bom filme, entre tantos, para desenvolver atividades didáticas associadas ao Dia do Trabalho é GERMINAL, de Claude Berri, baseado no livro de Émile Zola. Está tudo lá: relação capital x trabalho; exploração salarial; greve; luta de classes e as visões ideológicas.
Um bom filme, entre tantos, para desenvolver atividades didáticas associadas ao Dia do Trabalho é GERMINAL, de Claude Berri, baseado no livro de Émile Zola. Está tudo lá: relação capital x trabalho; exploração salarial; greve; luta de classes e as visões ideológicas.
Sinopse:
Sob
o Segundo Império, Etienne Lantier (Renaud), um jovem desempregado mineiro,
enfrenta uma verdadeira descida ao inferno. Em Montsou, ele descobre a miséria,
e o alcoolismo. Descobre também, os crápulas como Chaval (Jean-Roger Milo), ou
homens generosos como Toussaint Maheu (Gerard Depardieu): uma humanidade
inteira em estado de luta e sofrimento. Etienne se engaja no combate contra a
direção das minas, mas, logo eles contra-atacam. Os salários caem mais ainda e uma greve assassina e miserável toma corpo. Em meio a esta confusão sórdida, ele encontra o amor de Cathérine (Judith Henry). Agora, a greve poderá ser combatida pelas tropas do exército e Etienne tem medo do sangue a ser derramado...
Questões:
1) Imagine que assim como Etienne, você chegou ao local onde se desenrola o filme pela primeira vez. Com lápis e papel à mão, reproduza a geografia do lugar na medida em que se passa o filme.
2) Descreva as condições de trabalho do proletariado nas minas.
3) Descreva as condições de vida do proletariado. Suas necessidades, condições de moradia e convivência.
4) Identifique no filme a burguesia. Quem são? Como vivem?
5) Como você analisa o ato de assistencialismo (caridade) burguês?
6) Como se dá a exploração do trabalho?
7) Comente sobre o movimento grevista. Você acha que a greve deveria ser realizada ou não? Por Quê?
8) Há um pensamento diferente no enfrentamento ao capital. Trata-se de um anarquista que defende a destruição/sabotagem. Como você analisa este tipo de luta?
9) Descreva o papel da mulher. Tanto a burguesa como a operária.
10) O que mudou, em sua opinião, na relação da mulher com o mundo do trabalho, desde àquela época até os dias de hoje?
11) Qual o papel do Estado (exército/gendarmes)? Que lado apóia? Por quê?
12) Como você interpreta a atitude do velho no final do filme?
13) Comparando o passado com o presente, o que mudou na relação entre o capital e o trabalho?
14) Preste atenção no poema no final do filme.
1) Imagine que assim como Etienne, você chegou ao local onde se desenrola o filme pela primeira vez. Com lápis e papel à mão, reproduza a geografia do lugar na medida em que se passa o filme.
2) Descreva as condições de trabalho do proletariado nas minas.
3) Descreva as condições de vida do proletariado. Suas necessidades, condições de moradia e convivência.
4) Identifique no filme a burguesia. Quem são? Como vivem?
5) Como você analisa o ato de assistencialismo (caridade) burguês?
6) Como se dá a exploração do trabalho?
7) Comente sobre o movimento grevista. Você acha que a greve deveria ser realizada ou não? Por Quê?
8) Há um pensamento diferente no enfrentamento ao capital. Trata-se de um anarquista que defende a destruição/sabotagem. Como você analisa este tipo de luta?
9) Descreva o papel da mulher. Tanto a burguesa como a operária.
10) O que mudou, em sua opinião, na relação da mulher com o mundo do trabalho, desde àquela época até os dias de hoje?
11) Qual o papel do Estado (exército/gendarmes)? Que lado apóia? Por quê?
12) Como você interpreta a atitude do velho no final do filme?
13) Comparando o passado com o presente, o que mudou na relação entre o capital e o trabalho?
14) Preste atenção no poema no final do filme.
"Sua razão amadurecia, ele havia
jogado fora seus rancores
Sim, Maheud dizia, com seu bom
senso, seria um grande golpe, se juntar, se conhecer, se sindicalizar, se a lei
permitisse, e quando se sentissem unidos com milhões de trabalhadores e uns
milhares de indolentes, tomar o poder, serem senhores.
Que despertar de verdade e
justiça! Agora, no céu, o sol de abril brilhava em sua glória aquecendo a terra
que paria. Em toda a parte, sementes cresciam, furavam o solo necessitadas de
calor e luz.
A seiva transbordava com vozes
sussurrantes, o ruído dos germes se expandia num grande beijo. E cada vez mais
distintamente como se mais próximo do solo, os camaradas batiam.
Sob os raios do astro-rei,
nesta manhã juvenil, era desse rumor que o campo fremia. Homens brotavam. Um
exército negro, vingador, que germinava lentamente, crescendo para as colheitas
do século futuro e cuja germinação logo faria rebentar a terra".
Faça uma interpretação do mesmo, concluindo: o que significa “germinal”?
Faça uma interpretação do mesmo, concluindo: o que significa “germinal”?
![](http://img2.blogblog.com/img/video_object.png)
1 comentários:
Ótima sugestão! E além de tudo isso o filme também é lindo!
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