RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

Filme: TERRA FRIA



Sinopse:

O que Josey Aimes mais quer é um trabalho decente para que ela possa colocar comida em casa e criar bem seus filhos. Mas o que ela realmente consegue é ser ameaçada, insultada, cobiçada e chamada dos piores nomes. “Encare isso como homem”, lhe diz seu chefe machista. Em vez disso, ela encara tudo como um ser humano – e contra-ataca.
Terra Fria é a história desconfortavelmente verdadeira de uma mulher que quebrou a barreira da discriminação sexual ao trabalhar nas insalubres minas de ferro de Minnesota. E quebrou também barreiras legais movendo a primeira ação trabalhista por assédio sexual da nação.
Trata-se de um emocionante e explosivo conto de uma pessoa que arriscou tudo para garantir aos trabalhadores de toda a América aquilo que todos merecem: respeito próprio no trabalho.

video
Trailer

Questões propostas:

1) Na primeira cena do filme, fica evidente um caso de violência contra a mulher. Essa questão ainda está presente na vida das mulheres hoje em dia ou é coisa do passado, visto o filme se passar na década de oitenta nos Estados Unidos. Explique!
2) Você já ouviu falar a respeito da Lei Maria da Penha? Do que trata essa lei?
3) Há delegacias especializadas para investigar casos relativos à violência contra a mulher. As mulheres acometidas de tal problema procuram a Delegacia da Mulher ou não vale a pena tal exposição?
4) Em 1975, as minas de carvão de Minnesota nos Estados Unidos contrataram a primeira mulher. Em 1989, a proporção ainda era de 30 homens para cada mulher. Isso é pouco mais de vinte anos atrás. A alegação é de que não era trabalho para mulheres e elas estariam tirando o emprego dos homens. Você concorda com tal afirmação? Justifique!
5) Trace um perfil do pai de Josey, desde sua primeira reação ao receber a filha machucada em casa até o comportamento no final do filme.
6) Agora faça o mesmo com relação à mãe de Josey.
7) O preconceito se manifesta de várias formas no filme. Aborde cada um deles.
a) Mãe solteira/separada de filhos de pais diferentes.
b) Mulher que trabalha nas minas é lésbica.
c) Mulher não é qualificada para trabalhar, expondo os homens a acidentes.
d) Mulher submetida a exame ginecológico para ser contratada.
e) Mulher separada como sinônimo de “vadia”.
f) Machismo.
8) As mulheres eram agredidas verbalmente no filme. Era só uma questão de “senso de humor” ou desrespeito? Qual sua opinião sobre isso?
9) Em um determinado momento a agressão física contra a mulher foi justificada pelo desemprego. Na sua opinião, essa argumentação é possível? Explique!
10) Da agressão verbal evoluiu para a agressão física e assédio sexual. Comente as seguintes posições:
a) Da chefia imediata da empresa na mina.
b) Da direção da empresa na cidade.
c) Dos colegas de trabalho e das colegas de trabalho.
d) Da justiça.
11) O sindicato tomou posição na defesa de Josey? Por quê?
12) Durante o processo de julgamento, o passado de Josey vem à tona. Você acha relevante questionar seu passado (estupro, gravidez precoce, etc) como forma de justificar o assédio sexual? A mulher é que provoca? Explique!
13) Como você classifica Josey enquanto mãe?
14) No filme, aparece a entrevista de uma mulher chamada Anita Hill. Quem é? Pesquise a respeito.
15) A situação envolvendo a mulher no mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos ou permanecem os mesmos problemas? Justifique!
16) E a mulher, enquanto ser humano, é mais respeitada hoje em dia?

2 comentários:

Gianne Gabriela disse...

Qual é a resposta da 4??

Alexandre Rafael da Rosa disse...

Olá Gianne

As questões não buscam uma resposta objetiva. Procuro colocar sempre perguntas que induzem à pesquisa e ao raciocínio a partir do filme. Portanto, sendo uma questão subjetiva, você constrói a resposta levando em consideração a realidade e a sua opinião sobre a problemática manifestada.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy