RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

AS SUFRAGISTAS - Elas querem votar!


Filme AS SUFRAGISTAS

SinopseNo início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Questões propostas:

1) "As mulheres não tem serenidade de espírito ou o equilíbrio mental para julgarem questões políticas. Se permitirmos o voto das mulheres será a perda da estrutura social. As mulheres são bem representadas pelos pais, irmãos e maridos. Uma vez dado o voto será impossível pará-las. Elas exigirão o direito de serem parlamentares, ministras e juízas".

a) Como você interpreta essas palavras?

b) Após cerca de um século, tal visão sobre as mulheres adquirirem o direito ao voto, em sua opinião, se confirmou? Argumente sua posição!

c) Pesquise: no Brasil, quando as mulheres passaram a ter o direito de voto? Como foi a luta e suas lideranças?

2) Descreva as condições de trabalho das mulheres nas fábricas e o tratamento dado às mulheres pelos homens.

3) Descreva o bairro operário e as condições de vida.

4) O filme menciona o trabalho das crianças. Como você interpreta esta questão? Como é hoje?

5) As leis devem ser cumpridas quando não são "respeitáveis"? Em sua opinião, tudo que é legal é justo? Justifique!

6) Descreva o trabalho e as atividades domésticas das mulheres. Compare com hoje. O que se entende por dupla jornada de trabalho? Há reconhecimento?

7) O filme mostra as diferenças entre o reconhecimento do trabalho do homem e da mulher (duração da jornada, salário, etc). O que mudou ao longo do tempo considerando a atualidade?

a) Pesquise o que diz a Lei nº 14.611 de 3 de julho de 2023. Em qual governo foi homologada? Qual sua interpretação da Lei? Concorda? Discorda? Por quê?

8) Como a protagonista do filme (Maud Watts) era vista após aderir à luta pela conquista do voto com outras mulheres?

a) em casa.

b) pela vizinhança e sociedade em geral.

9) Como as mulheres eram tratadas em sua luta pelo voto. Considere os políticos, governo e polícia.

10) Dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, continua sendo um momento de manifestação por direitos para as mulheres? Quais as pautas das reivindicações hoje em dia?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy