RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA - Vidas negras importam


 

Filme: O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA

Sinopse: 

    Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.


Proposta de atividades: 

1) Logo no início do filme, o pai de Starr, reunido com a família, faz algumas recomendações aos filhos, ainda crianças.

a) Que orientações são essas?

b) Por que tais orientações no seu entendimento?

c) Que imagem podemos tirar da sociedade em que estão inseridos a partir dessas recomendações?

 

2) Após as recomendações, o pai passa aos filhos os dez pontos do Programa dos Panteras Negras, acrescentando, “nossa Constituição”. Pesquise:

a) Quem foram os Panteras Negras e o que defendiam?

b) Quais eram os dez pontos?

c) Faça um comentário para, no mínimo, três desses pontos, segundo sua interpretação.

 

3) Em determinado momento, ainda na parte inicial, aparece o quadro de Malcolm X na parede da casa. Pesquise: Quem foi Malcolm X e o que defendia?

 

4) Ao refletir sobre sua realidade social (bairro) e educacional (tipos de escolas), Starr traça um paralelo entre: “A escola pública é onde você vai para brigar, ficar chapada, grávida ou morrer” e a “escola particular, onde se importam com a faculdade”. Para Starr, “Garden Heights é um mundo, Williamson é outro. E tenho de mantê-los separados”.

a) Em sua opinião, por que a protagonista elabora essa comparação, referindo-se a dois mundos distintos e o modo de comportamento em ambos?

b) Que diferenças você percebe entre esses “dois mundos” que ela habita?

c) Na realidade em que vivemos, podemos pensar dessa mesma forma com relação ao bairro ou município que moramos, tipo de escolas que nele existem, bem como no estado e nosso país? Em outras palavras, vivemos em uma sociedade semelhante ou diferente do filme. Explique!

 

5) O relacionamento inter-racial vivido por Starr e seu namorado é sempre observado pelos que os cercam sob diferentes aspectos. Analise a partir da visão:

a) dos(as) colegas na escola.

b) dos pais de Starr.

c) do próprio casal.


6) Khalil e Starr reencontram-se depois de muitos anos em uma festa. A partir de suas apreensões e interpretações sobre esses dois personagens ao longo do filme, suas trajetórias de vida foram semelhantes ou distintas? Justifique sua resposta elaborando uma comparação e se possível citando exemplos.

 

7) Khalil e Starr são abordados por um policial.

a) Qual o desenrolar e a consequência dessa abordagem?

b) Como você interpreta e classifica o desfecho dessa abordagem?

 

8) Após o referido acontecimento, envolvendo Khalil, Starr e o policial, emita suas considerações sobre o tratamento dado ao episódio por parte:

a) da própria polícia.

b) da imprensa.

c) dos(as) colegas de escola de Starr.

d) da justiça.

e) da instituição que passa a defender Khalil.

 

9) Há um personagem importante no filme, denominado King.

a) Qual o seu papel? O que ele representa?

b) Ele exerce alguma influência sobre o bairro e a comunidade? Quais as consequências?

b) Agora, como você interpreta o comportamento e as ações desse personagem antes e depois do ocorrido com Khalil e Starr?

 

10) Em um determinado trecho da película, há um diálogo entre Starr e seu tio policial. A questão crucial é: “atirar ou mãos para o alto?” Segundo seu tio: “Depende”. Agora, responda:

a) Qual o assunto presente no diálogo?

b) Como você interpreta a conclusão do diálogo?

 

11) Frequentemente, Starr se refere ao “gueto”. Em sua opinião, gueto (Estados Unidos) e favela (Brasil) se equivalem? Que semelhanças e diferenças podemos apontar?

 

12) Há uma citação no filme atribuída a Tupac Shakur: “O ódio que você semeia com as crianças ferra com todo mundo”.

a) Em que momento essa frase faz sentido no filme? Por quê?

b) Você concorda com esse pensamento? Explique!

c) Pesquise: quem foi Tupac Shakur?

 

13) O filme faz referência ao lema: “Vidas Negras Importam”. Como o filme foi produzido em 2018, adaptado do livro de mesmo nome, percebe-se que já havia uma referência ao movimento.

a) Como o movimento é visto no filme através de suas manifestações e repressões policiais?

b) Qual acontecimento em 2020 propaga o movimento mundialmente?

c) Qual a consequência de seu ato para o policial do filme e para o policial da vida real? Como você interpreta essas resoluções para os dois casos?

 

14) Starr faz a seguinte constatação: “são os ódios que nós semeamos”, ou seja, no plural. Liste as diferentes manifestações de ódio presentes no filme. Em sua opinião, o ódio é comum na sociedade? Como eliminá-lo?


15) A personagem Star do final do filme é a mesma do início do filme? Sua personalidade continuou a mesma ou se alterou? Explique e conclua: o que mudou na forma de pensar, agir e encarar a vida?

 

 

16) Observe as imagens / manchetes abaixo:










 







Em sua opinião: o tema do filme se aplica também à nossa realidade no Brasil?

a) Qual deve ser o comportamento da sociedade para mudar essa realidade?

b) Que mensagem, ou mensagens, o filme nos deixa?

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy