Sinopse:
Os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas
Bôas (Caio Blat) resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela
aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de
expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. Com enorme
poder de persuação e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam
referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis
experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.
Proposta de Atividades:
1) Marcha para o Oeste – Abrindo caminho
para o desenvolvimento do Brasil. Expedição Roncador Xingu partirá em breve.
O Oeste é um dos pontos cardeais.
Localize-o na Rosa-dos-Ventos, acrescentando os demais pontos cardeais e também
os colaterais, mencionando os símbolos e os nomes:
2) Quanto ao nome da Expedição,
refere-se a acidentes geográficos. Reproduza um mapa do Brasil e localize esses
acidentes geográficos abaixo e mais o Parque Nacional do Xingu.
a) Serra do Roncador b) Xingu
c) Serra do Caximbo d) Rio das Mortes
Informe em que estado(s) e região(ões) se localizam.
3) Expressões indígenas, procure o
significado:
a) borduna: ___________________________________________
b) Xavantes: ___________________________________________
c) caiabis: _____________________________________________
d) trumais: ____________________________________________
e)
kreen-akarôri: _______________________________________
4) “O que o governo chama de terra
desocupada, na verdade tem dono”. Mais adiante no filme, outra expressão: “Eles
não nos procuraram, nós é que invadimos suas terras”. Interprete!
5) Descreva o primeiro contato entre os
índios e os irmãos Villas-Boas.
6) Como se dá o processo de comunicação?
7) Descreva as moradias dos índios, a
forma de construção e a aldeia.
8) Como você interpreta a nudez dos
índios?
9) Observe e descreva as brincadeiras
das crianças.
10) Após os primeiros contatos, como os
índios são tratados no que se refere à construção da pista de pouso?
11) Como os índios se comportam diante
do avião? Em sua opinião, por que tal comportamento dos índigenas?
12) Compare as imagens abaixo, escreva
as diferenças. Procure o significado de aculturação, e agora diga, em sua
opinião, por qual motivo elas são diferentes.
13) Quais as ideias do ministro, ou
seja, do governo diante dos novos territórios? O que isso significa ou
significou, na prática?
14) “Não têm a menor ideia do que é
isso. Nunca viram gripe. - Nem iam ver se não fosse a gente”. A que esse
diálogo se refere?
15) O tratamento é o mesmo dado por
brancos e índios para tentar curar a doença? Explique!
16) Prepori (caiabi) e sua família
encontram Villas-Boas. Qual a diferença entre como se apresenta a família de
Prepori e os índios contatados no início do filme?
17) Qual a queixa de Prepori? Que conclusão você tira a partir de seu relato?
18) Sobre a seringueira, qual o objetivo
da exploração desta árvore?
19) Qual a reação dos índios locais com
a chegada de Prepori e sua família? Como intercede Claudio Villas-Boas?
20) Processo de conscientização dos
irmãos Villas-Boas. Como eles tratavam o ingresso na expedição no início do
filme e no que se transformaram. O que levou a essa mudança?
21) Cercar e não deixar branco entrar.
Isso Rondon já faz. Quem é Rondon?
22) Trazer os índios à civilização. Na
opinião dos Villas-Boas, isso funciona? Por quê? Qual a proposta deles?
23) Base Militar. “Pedido pessoal do
presidente. Um negócio que os americanos cobram há tempo.” Por que o Brasil
atendeu interesses dos americanos? Como você interpreta essa relação?
24) Como você analisa a manchete:
“ÍNDIOS DO XINGU PODEM GANHAR TERRAS”.
25) Qual o objetivo do governo e dos
fazendeiros nas novas terras?
26) A Expedição Roncador-Xingu é criada
no governo de Getúlio Vargas. O Parque Nacional do Xingu foi criado no governo
federal do então Presidente Jânio Quadros. Faça uma biografia destes presidentes.
27) Em 1964, o governo militar
brasileiro resolve ocupar a Amazônia e construir a Transamazônica. Como os
militares chegaram ao poder? Procure conhecer a atual situação da
Transamazônica e descreva.
28) Penicilina. Pergunte à professora de
Ciências o que se sabe sobre a penicilina.
29) Um dos conflitos apresentados no
filme foi o relacionamento entre o homem branco e a mulher indígena. Em sua
opinião, havia motivos para tais desavenças? Explique.
30) A partir do documentário sobre a
Rio+20 / ECO 92, responda: Os indígenas alcançaram seus objetivos em termos de
reconhecimento de seus direitos por parte do governo ou ainda persiste a luta
de séculos empreendida contra os brancos? Justifique sua resposta.
0 comentários:
Postar um comentário