RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

Filme: XINGU - Desnudando o Brasil


Sinopse: Os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuação e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.

Proposta de Atividades:

1) Marcha para o Oeste – Abrindo caminho para o desenvolvimento do Brasil. Expedição Roncador Xingu partirá em breve.
O Oeste é um dos pontos cardeais. Localize-o na Rosa-dos-Ventos, acrescentando os demais pontos cardeais e também os colaterais, mencionando os símbolos e os nomes:
2) Quanto ao nome da Expedição, refere-se a acidentes geográficos. Reproduza um mapa do Brasil e localize esses acidentes geográficos abaixo e mais o Parque Nacional do Xingu.
a) Serra do Roncador                         b) Xingu
c) Serra do Caximbo                          d) Rio das Mortes
Informe em que estado(s) e região(ões) se localizam.

3) Expressões indígenas, procure o significado:
a) borduna: ___________________________________________
b) Xavantes: ___________________________________________
c) caiabis: _____________________________________________
d) trumais: ____________________________________________
e) kreen-akarôri: _______________________________________

4) “O que o governo chama de terra desocupada, na verdade tem dono”. Mais adiante no filme, outra expressão: “Eles não nos procuraram, nós é que invadimos suas terras”. Interprete!
5) Descreva o primeiro contato entre os índios e os irmãos Villas-Boas.
6) Como se dá o processo de comunicação?
7) Descreva as moradias dos índios, a forma de construção e a aldeia.
8) Como você interpreta a nudez dos índios?
9) Observe e descreva as brincadeiras das crianças.
10) Após os primeiros contatos, como os índios são tratados no que se refere à construção da pista de pouso?
11) Como os índios se comportam diante do avião? Em sua opinião, por que tal comportamento dos índigenas?
12) Compare as imagens abaixo, escreva as diferenças. Procure o significado de aculturação, e agora diga, em sua opinião, por qual motivo elas são diferentes.


 
     
13) Quais as ideias do ministro, ou seja, do governo diante dos novos territórios? O que isso significa ou significou, na prática?
14) “Não têm a menor ideia do que é isso. Nunca viram gripe. - Nem iam ver se não fosse a gente”. A que esse diálogo se refere?
15) O tratamento é o mesmo dado por brancos e índios para tentar curar a doença? Explique!
16) Prepori (caiabi) e sua família encontram Villas-Boas. Qual a diferença entre como se apresenta a família de Prepori e os índios contatados no início do filme?
17) Qual a queixa de Prepori? Que conclusão você tira a partir de seu relato?
18) Sobre a seringueira, qual o objetivo da exploração desta árvore?
19) Qual a reação dos índios locais com a chegada de Prepori e sua família? Como intercede Claudio Villas-Boas?
20) Processo de conscientização dos irmãos Villas-Boas. Como eles tratavam o ingresso na expedição no início do filme e no que se transformaram. O que levou a essa mudança?
21) Cercar e não deixar branco entrar. Isso Rondon já faz. Quem é Rondon?
22) Trazer os índios à civilização. Na opinião dos Villas-Boas, isso funciona? Por quê? Qual a proposta deles?
23) Base Militar. “Pedido pessoal do presidente. Um negócio que os americanos cobram há tempo.” Por que o Brasil atendeu interesses dos americanos? Como você interpreta essa relação?
24) Como você analisa a manchete: “ÍNDIOS DO XINGU PODEM GANHAR TERRAS”.
25) Qual o objetivo do governo e dos fazendeiros nas novas terras?
26) A Expedição Roncador-Xingu é criada no governo de Getúlio Vargas. O Parque Nacional do Xingu foi criado no governo federal do então Presidente Jânio Quadros. Faça uma biografia destes presidentes.
27) Em 1964, o governo militar brasileiro resolve ocupar a Amazônia e construir a Transamazônica. Como os militares chegaram ao poder? Procure conhecer a atual situação da Transamazônica e descreva.
28) Penicilina. Pergunte à professora de Ciências o que se sabe sobre a penicilina.
29) Um dos conflitos apresentados no filme foi o relacionamento entre o homem branco e a mulher indígena. Em sua opinião, havia motivos para tais desavenças? Explique.
30) A partir do documentário sobre a Rio+20 / ECO 92, responda: Os indígenas alcançaram seus objetivos em termos de reconhecimento de seus direitos por parte do governo ou ainda persiste a luta de séculos empreendida contra os brancos? Justifique sua resposta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy