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SELMA - Na Semana da Consciência Negra, Martin Luther King e a Marcha Pelos Direitos Civis


Recentemente, no mês de junho, um atentado a uma igreja da comunidade negra deixou nove mortos, em Charleston, Carolina do Sul. O crime, cometido por um rapaz branco, reabriu, de forma mais intensa, cicatrizes geradas pelo racismo e a luta pelos direitos civis no Sul dos Estados Unidos. E isso, há exatos 50 anos da Marcha da cidade de Selma, o que evidencia que a tensão racial ainda persiste. Mas não precisamos ir até os EUA, o Brasil já está pródigo em casos que revelam o racismo presente em nossa sociedade, sem que ninguém que o tenha praticado recebesse qualquer punição, apesar de ser considerado um crime grave, inafiançável e imprescritível. No máximo, caímos na injúria racial. Mas, desmascarando o mito da democracia racial, um dado revelador, duplamente discriminatório, raça e gênero, foi divulgado pela revista Caros Amigos e atribuído a um estudo elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), os homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos no Brasil, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. Enquanto, no mesmo período, o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, saindo de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013. Logo, mais do que nunca, e sempre, trazer à reflexão a questão racial, aqui e em todos os cantos do planeta, nesta Semana da Consciência Negra.... e Humana.
Como sempre enfatizo, a presente proposta é uma sugestão. Bom Trabalho!


SINOPSE

Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ATIVIDADES

Com base no filme

1) O filme inicia com a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz de 1964, pelo Comitê Nobel norueguês a Martin Luther King, o qual, pronuncia o seguinte discurso:
Eu aceito esta honra em nome daqueles que perdemos, cujas mortes marcam nosso caminho. Eu aceito essa honra pelos mais de 20 milhões de negros americanos motivados pela dignidade. Juntos, nós acreditamos que a ilusão da supremacia branca que destruiu a verdade por trás da igualdade pode perecer.
Para se ter uma ideia do ativismo de Martin Luther King, pesquise sobre o Prêmio Nobel, sua origem e seu significado.
1.1) O Prêmio recebido está associado principalmente à Marcha para Washington, promovida por ele. O que foi a Marcha? Qual seu significado para luta dos direitos civis?
1.2) O ponto máximo da marcha foi o discurso marcado para a história como “I have a dream” ou “Eu tenho um sonho”. Abaixo a sua reprodução:

video

Faça uma interpretação do discurso e destaque elementos que você considera essenciais na luta do Movimento Pela Igualdade Racial.
1.3) Em sua opinião, muitas destas injustiças estão presentes no Brasil de hoje ou vivemos uma verdadeira democracia racial, com negros e brancos sendo tratados de forma igual na nossa sociedade? Explique!
1.4) Agora, conclua: o “sonho” continua ou já estamos usufruindo deste novo mundo? Justifique sua posição.
2) Durante o processo de Registro Eleitoral de uma personagem, além das ameaças veladas, o responsável pelo Cartório pede para mulher recitar o preâmbulo da Constituição norte-americana, onde diz:
Nós, o povo dos Estados Unidos, com o propósito de formar a mais perfeita união, estabelecer a justiça, assegurar a tranquilidade interna, defender a todos os cidadãos, promover o bem-estar geral...
Qual o paradoxo entre o que consta na Constituição e a realidade da época?
3) King exigia o direito ao voto sem restrições através de um protocolo federal, eliminando qualquer rejeição aos negros que queriam votar. O governo alegava: “a questão do voto vai ter de esperar”. King, argumentando sobre a urgência, disse: “Quatro meninas negras assassinadas e os culpados nunca foram condenados, protegidos por autoridades brancas escolhidas por eleitores brancos, e nos raros casos que enfrentaram a justiça foram inocentados por jurados brancos, porque não se pode participar de um júri se não tem registro de eleitor”. Há justiça num processo sob estas condições?
3.1) No Brasil, a justiça é totalmente imparcial? Trata a todos e todas de forma igual? Justifique sua resposta.
4) O Presidente chama o FBI para obter informações sobre Martin Luther King. Para J. Edgar Hoover, King era “um degenerado político e também moral”. Ainda, segundo Hoover, era possível derrubar um homem do poder de forma permanente e sem erros ou, se preferisse uma abordagem diferente, focando na esposa, por saberem já haver uma tensão no lar. Então, “podemos explorar esse lado, desmantelar a família”. Como consequência, em outra passagem do filme, ligações anônimas visam desacreditar a figura de Martin Luther King perante a família e a opinião pública.
O que é o FBI?
4.1) Como você avalia o método proposto por uma instituição como o FBI, considerando que se trata de um órgão oficial do governo, quanto a forma de lidar com a situação envolvendo King?
5) O Presidente, no diálogo com Hoover, considera que King, mesmo sendo um degenerado, trata-se de “um degenerado pacífico, [e] melhor que ele lidere o movimento pelos direitos civis, em vez dos militantes sanguinários.” Lyndon Johnson está fazendo referência ao fato de Martin Luther King ser adepto da Não-violência ou Resistência Pacífica. O que era a Não-violência?
5.1) Qual a relação desta proposta de ação política com Gandhi, na Índia?
6) Observando o filme, em certo momento, o Presidente diz que King deve liderar os movimentos e “não um desses militantes metidos a Malcolm X”, evidenciando diferenças entre as ações de um e outro. Em outro momento, o próprio Malcolm X em encontro com a esposa de King durante a prisão deste, acaba por reforçar essa ideia. Na prisão, King demonstra ressentimentos em relação a Malcolm X, em diálogo com sua mulher Coretta. E, por fim, King, em discurso, menciona o assassinato de Malcolm X. Observando o filme e a partir das biografias, quais as diferenças em termos de condução do movimento entre King e Malcolm X? Com qual método você concorda mais e por quê?
7) Mesmo no movimento há disputas internas. A SNCC aposta no trabalho em comunidade, na conscientização dos negros, de forma progressiva. King e a SCLC defendem o agir politicamente, com maior impacto, visibilidade na mídia, demonstrar o conflito, resistir mesmo com o sacrifício de vidas, influenciar a opinião pública, conscientizar os brancos também, abrir possibilidades de negociação, enfim. Quais os elementos negativos e positivos em um e outro processo?
7.1) Qual você acredita trazer resultados mais concretos e por quê?
8) Na prisão, King reflete: “Nós lutamos para sentar na mesa que quisermos. Mas que adianta um negro poder almoçar num restaurante se ele não ganha o suficiente para comprar o pão. Ou pior, se ele não puder ler o cardápio porque não havia escolas para negros no lugar de onde ele veio. O que é isso, isso é igualdade?” Interprete!
9) “Sei que somos descendentes das pessoas poderosas que civilizaram o mundo. Pessoas que suportaram o horror dos navios negreiros, atravessando vastos oceanos. Pessoas que inovaram, criaram e amaram, apesar das pressões e torturas inimagináveis. Eles estão em nossa corrente sanguínea. Bombeando em nossas corações a cada segundo.” Por que a referência aos negros e negras como “pessoas poderosas que civilizaram o mundo”?
9.1) Os que eram os navios negreiros?
9.2) Pesquisando, cite, pelo menos, três formas de “torturas inimagináveis” a que eram submetidos os negros na época da escravidão.
10) Descreva a repressão à marcha noturna, na rua e no restaurante, longe da mídia e de Martin Luther King.
10.1) A repressão resultou na morte de Jimmie Lee Jackson, 27 anos, o qual lutava por seus ideais, tinha suas aspirações, desejos de justiça e defendia o direito ao voto. O ódio ainda levou ao assassinato de James Reebs, de Boston, que foi a Selma em apoio ao movimento. Em uma das passagens do filme King afirma: “Nossas vidas não estão completas, se não estivermos dispostos a morrer por quem amamos e pelas coisas que acreditamos”. As vidas de Jimmie e de James foram interrompidas, assim como outras. Observe na figura abaixo a visão de Steve Biko, outro defensor dos direitos humanos na luta contra o apartheid na África do Sul:


Agora, responda: Em sua opinião, valeu a pena? Justifique e conclua se você assumiria uma posição similar e por quê?
10.2) No Brasil e no mundo, o negro continua sendo perseguido e discriminado pela polícia hoje em dia? Justifique citando exemplos de casos que você tenha conhecimento.
11) Embora institucionalizada, na repressão à primeira etapa da Marcha é possível perceber o ódio racial na população civil branca. Como você caracteriza esse comportamento?
11.1) Todos os brancos no país eram racistas? Explique.
12) A segunda etapa da Marcha, suspensa, traz algumas características pessoais de King também. A necessidade de um amparo legal para evitar mais perdas de vida. Ou, talvez intuição. Ou, talvez ainda, insegurança. Enfim, a preocupação e a pressão diante da situação. Trace um paralelo entre o Martin Luther King, homem de família, personalidade doméstica, e o líder. Compare-os.
13) Uma decisão judicial deu sustentação à marcha:
Entende-se que o direito básico em nossos princípios constitucionais, como o direito de formar grupos, marchar e protestar na avenida de forma pacífica, são desproporcionais à magnitude dos abusos que são alvos de protestos. Neste caso, os abusos são enormes. Portanto, o direito de cinco dias de marcha de Selma para Montgomery está aprovado.
Faça uma pesquisa sobre a constituição norte-americana. Em que ano foi promulgada? Depois, verifique em que ano ocorreu a abolição da escravatura nos EUA. Agora, responda, em sua opinião, porque, ainda em 1965, precisava ser invocada para dar direito aos negros? Que conclusão você tira disso?

História

1) Contextualize. Faça uma pequena biografia dos principais personagens históricos que aparecem ou são citados no filme:
Martin Luther King
Coretta Scott King
Malcolm X
Ralph David Abernathy
Andrew Young
Hosea Williams
Diane Nash
Amelia Boynton
Mahalia Jackson (cantora)
John Lewis
Viola Liuzzo (de Selma)
Cager Lee (avô de Jimmie, 84 anos)
James Reeb (de Boston)
Presidente Lyndon Johnson
J. Edgar Hoover
Xerife Laurie Pritchett
Xerife Bull Connor
Xerife Jim Clark

2) Pesquise a respeito dos movimentos:
SCLC – Southern Christian Leadership Conference (Conferência da Liderança Cristã do Sul)
SNCC – Student Nonviolent Coordinating Committee (Comitê Pacífico dos Estudantes / Comitê de Não-violência).
3) O que foi o Ato de 1964, pelos Direitos Civis, contra a Segregação, mencionado pelo Presidente?
4) O direito ao voto está associado à democracia e ao exercício da cidadania. Pesquise sobre as Constituições Outorgada de 1824 e Republicana de 1891, respondendo sobre quem tinha o direito de votar e ser votado e como isso atingia o negro?
5) Com frequência há referências no filme ao Sul dos Estados Unidos, onde está o Estado do Alabama. Em uma passagem o Presidente diz: “Grande parte do Sul ainda está segregado”. Em outra, quando da chegada de King a um hotel, há um letreiro dizendo: “Servimos só brancos”. Responda: O que é segregação?
5.1) Pesquise sobre a Guerra Civil norte-americana e diga o que defendia o Sul neste conflito?
6) Martin Luther King passa a condenar a Guerra do Vietnam, ao dizer que enquanto os EUA dizem lutar pela liberdade em outra parte do mundo, não consegue garantir a mesma liberdade aos negros em seu território. Resumidamente, o que foi a Guerra do Vietnam? Quando iniciou e acabou o conflito?
7) King também menciona Kennedy em um discurso. Resumidamente, quem foi e qual sua relação com King? Qual o fim de Kennedy?

Geografia

1) Localizar no mapa dos Estados Unidos o Estado do Alabama.
1.1) Depois, no mapa do Alabama, marcar as cidades de Selma, Birmingham, Montgomery, citadas no filme.
2) O Estado do Alabama deve seu nome ao rio de mesmo nome. Faça o percurso do rio no mapa.
3) Localize a Ponte Edmund Pettus, sobre o rio, considerando que a Marcha partia de Selma em direção a Montgomery.

Matemática

1) Pesquise a população total dos Estados Unidos em 1964. Registre a fonte. Depois, calcule o percentual de negros da população levando em consideração os dados ditos por King na cerimônia do Prêmio Nobel.
1.2) Elabore um gráfico comparativo.
2) Segundo King, embora 50% de Selma fosse negra, menos de 2% dos negros podiam votar. Considerando que a população da cidade de Selma na época era em torno de 28.000 pessoas, quantos negros tinham direito de voto? 
2.2) Elabore novamente um gráfico comparativo (claro que esse cálculo deveria levar em consideração a população apta a votar, mas é somente um exercício para dar uma noção). Depois, reflita: Qual grau de influência poderiam exercer nos rumos da cidade?


Linguagens / Redação e Expressão / História

1) O discurso é um dos recursos do filme. Vamos acompanhar alguns?
O primeiro é o discurso de King em Selma chamando para a mobilização:

Boicote de ônibus em Montgomery. Segregação em Birmingham. E agora, o voto em Selma. Uma luta termina para começar outra logo em seguida. Se pensarem desta forma é um caminho difícil. Mas eu não penso desta forma. Penso nestes esforços como esforço único. E esse esforço único é pela nossa sobrevivência. Sobrevivência como comunidade. Sobrevivência enquanto nação. Pelas nossas vidas. Nós podemos fazer isso! Nós devemos fazer isso. Nós vimos crianças se tornarem vítimas de um dos crimes mais indecentes já cometidos contra a humanidade dentro das paredes de sua própria igreja. Elas são santas agora. Foram santificadas nesta busca pela liberdade. E elas ainda falam conosco. Elas dizem a nós, a todos nós, de todas as raças e credos que devemos fazer isso. Elas dizem a nós que é absolutamente inaceitável que mais de 50% de Selma seja negra e que menos dos 2% dos negros aqui possam votar e determinar seu próprio destino como seres humanos. Elas dizem a nós que a liderança branca local usa seu poder para nos manter longe das cabines de votação e nos manter calados. E como eu não posso exercitar o meu direito constitucional ao voto eu não tenho comando sobre minha própria vida. Não posso determinar meu próprio destino que está sendo determinado para mim por pessoas que preferem me ver sofrer do que vencer.
Todos que quiserem dar um passo a frente digam: Já chega! Já chega!
Isso significa protesto, isso significa marcha, isso significa perturbar a paz, isso significa cadeia, isso significa risco, e isso é difícil. Nós não vamos esperar mais. Queremos votar! Não estamos pedindo. Estamos exigindo. Queremos votar!

1.1) Faça uma interpretação do destaque em negrito. Você concorda? Justifique!
1.2) Pesquise: O que foi o Movimento pelas Diretas Já, no Brasil?
1.2) Agora, considerando essa luta, em particular, dos negros nos Estados Unidos pelo direito ao voto, as Diretas Já no Brasil, entre outras, como você define a defesa do voto em branco ou nulo? Justifique!

2) Discurso do Governador do Estado do Alabama, George Wallace:

Não tolerarei negros agitadores tentando perturbar a ordem. Não enquanto eu for governador. Eu estou hoje aqui, no berço dos Confederados, para lembrar dos objetivos e deveres dos nossos antepassados. Objetivos há muito esquecidos pelos progressistas e liberais em favor do que eles chamam de mundo em transformação. Eles querem que nós sejamos um país de mestiços, ao invés de permitir que cada raça floresça separadamente como tem sido há muitas gerações. O mundo em mudança deles está acabando com o equilíbrio dos Estados do Sul. Mas eu jurei defender o Alabama quando me candidatei, e o povo me elegeu baseado nesta promessa. E é exatamente o que farei.

2.1) Faça uma interpretação do discurso. Onde residem as contradições, considerando as observações em negrito?

3) Pronunciamento de Martin Luther King no funeral de Jimmie Lee Jackson:

Quem assassinou Jimmie Lee Jackson? Nós sabemos que as forças policiais agiram sob as ordens de George Wallace, apontaram a arma e apertaram o gatilho. Mas quantos outros dedos estavam neste gatilho? Quem assassinou Jimmie Lee Jackson? Todo jurista branco que abusa das leis para aterrorizar. Todo político branco que se alimenta do preconceito e do ódio. Todo pastor branco que prega a Bíblia e se cala perante a sua congregação branca. Quem assassinou Jimmie Lee Jackson? Todo homem e mulher negros que ficam parados, sem se juntar à luta, enquanto seus irmãos e irmãs são humilhados, brutalizados e extintos da face da Terra.

3.1) Objetivamente, King responsabilizou o Estado pela morte de Jimmie. Mas de forma subjetiva, agregou outros segmentos sociais. Como ele caracteriza estes segmentos?

4) Discurso do Presidente Lyndon Johnson

Falo hoje sobre a dignidade da humanidade e o destino da democracia. Às vezes, a história e o destino se encontram num único tempo e num único lugar. Isso aconteceu semana passada em Selma, Alabama. Lá, homens e mulheres que sofriam há tempos protestaram pacificamente por terem negados seus direitos como americanos. Raramente, em qualquer época, há um problema dentro do coração do próprio Estados Unidos. Igualdade de direitos para os afro-americanos, esse é o problema. Por causa deste problema, muitos deles são atacados. Não há problema do negro, nem do sulista. Só há o problema americano. A constituição diz que nenhuma pessoa deve ser impedida de votar por causa de sua raça ou cor. Para corrigir a negação deste direito fundamental, nesta quarta-feira, eu enviarei para o Congresso uma lei para eliminar essas barreiras ilegais. A lei vai retirar as restrições de voto em todas as eleições. Federais, estaduais e municipais. E nós faremos isso. Nós vamos conseguir.

4.1) Novamente constatamos que, embora o amparo constitucional, novas leis precisam ser criadas para garantir direitos teoricamente já estabelecidos. No discurso do presidente, três níveis de poder são citados. Quais são eles? Quais os cargos políticos correspondentes a cada um dos níveis referentes aos poderes executivo e legislativo?
4.2) No Brasil, foram promulgadas as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Sobre o que tratam e porque foram criadas essas leis? Você concorda com as razões? Explique.

5) Discurso final de Martin Luther King em frente ao Parlamento do Alabama:

Nós ouvimos dizerem que nunca chegaríamos aqui. Ouvimos dizerem que iam nos parar, mesmo que fosse a última coisa que fizessem. Ouvimos dizerem que não merecemos estar aqui. Estamos aqui e não vamos deixar que ninguém nos expulse. Essa marcha será lembrada como uma das maiores demonstrações de progresso e protesto, e acaba aqui, na capital do Alabama, um local vital. Não lutamos apenas pelo direito de sentar onde quisermos. E estudarmos onde quisermos. Mas, com o nosso comprometimento, damos vida, a cada dia, a uma nova energia que é mais forte do que nosso mais forte oponente. E recebemos essa nova energia de forma tão completa e de forma tão fervorosa que o reflexo dela ilumina a Deus. Nossa sociedade distorceu quem somos. Da escravidão à reconstrução. Do precipício em que agora estamos, vimos poderosos homens brancos governarem o mundo enquanto oferecem aos pobres homens brancos mentiras horríveis para acalmar as pessoas. E quando as crianças pobres choram de uma fome que não será aplacada, eles as alimentam com as mesmas mentiras. Mentiras dizendo que, mesmo com a triste vida deles, eles podem ser triunfantes no conhecimento de que a brancura faz deles superiores às pessoas negras. Mas nós sabemos a verdade. Sabemos a verdade e seguiremos essa verdade até a liberdade. Não seremos separados. Marchamos pelos nossos direitos. Marcharemos para sermos tratados como cidadãos. Marcharemos até a escuridão das lugar à luz da justiça. Nenhum homem, nenhum mito ou mentira vão parar este movimento. Nós proibimos. Sabemos que é a escuridão que mata o melhor de nós. E o melhor de nós, seja Jimmie Lee Jackson, ou James Reeb, ou quatro pequenas meninas mortas antes de crescerem. Vocês podem perguntar: Quando ficaremos livres da escuridão? Eu digo a vocês, irmãos e irmãs. Apesar da dor, apesar das lágrimas, a nossa liberdade logo chegará! Pois a verdade irá prevalecer. Quando seremos livres? Breve, muito breve! Vocês vão colher o que plantaram. Quando seremos livres? Breve, muito breve! Porque meus olhos viram a glória e a vinda da lei. O Senhor ajuda quando o povo pede. Ele soltou o raio da fé de seu poder. Ele usou esta marcha. Glória, aleluia! Glória, aleluia! Glória, aleluia! A tropa dele está marchando.

5.1) Interprete: Por que Martin Luther King considera a capital do Alabama um local vital?

5.2) Observe a figura abaixo:


Que trecho do discurso de King espelha o pensamento de Nelson Mandela?

6) Hora de prepararmos nossa oratória. Você sabe se expressar em público? Sob a coordenação de um(a) professor(a), vamos exercitar essa forma de expressão? Escolha um tema qualquer. Defenda uma ideia através de um discurso e apresente aos colegas de classe. Não esqueça: o discurso é a arma do convencimento!

Sociologia / Política / Religião / Filosofia

1) Em diversos momentos do filme percebe-se que o Movimento está sendo monitorado pelo Estado (registro das atividades, busca de informações, telefones grampeados, etc). Portanto, há um controle pelos órgãos de inteligência do governo. Você acha correto o Estado intervir na sociedade de modo a controlar as ações e os movimentos sociais? Justifique!
1.1) Hoje em dia temos uma série de informações compartilhadas nas chamadas Redes Sociais, nos e-mails, blogs, sites, etc. Aparelhos celulares e cartões de crédito podem ser rastreados. Existe toda uma tecnologia, a qual, estamos ligados. É a internet. Responda: Você acredita que somos monitorados também, constantemente, de forma a nos tornarmos vulneráveis e termos nossa privacidade comprometida? Explique!
1.2) Faça um teste. Coloque seu nome no Google e verifique o que aparece de informações. Como você encara essa situação?
1.3) Há como “fugir” desta rede ou vivemos sob uma ditadura tecnológica? Explique!
2) A imprensa desempenha um importante papel no filme. Jornais (NY Times, Washington Globe) e TV (CBS) fazem a cobertura dos eventos. King se utiliza da imprensa para mostrar a repressão ao movimento e ao mesmo tempo para convocar a população a se juntar à marcha. O Presidente acompanha as notícias veiculadas. Portanto, há uma disputa pela chamada opinião pública. A imprensa/mídia é chamada de “o quarto poder”. Em sua opinião, a mídia, hoje, representa determinados interesses e manipula a informação de forma a satisfazê-los ou é imparcial, se limitando a prestar as informações de forma isenta? Explique!
3) O Fórum era o local onde os eleitores faziam seus registros. O que é um fórum? Que forma de poder representa?
4) O filme destaca a ação policial e as formas de repressão no tratamento dado aos negros em suas manifestações. Nas imagens abaixo, destaque as diferenças e semelhanças nas formas de repressão retratadas no filme e cinquenta anos depois, no Brasil, em relação ao movimento dos professores no Paraná. Como você classifica a repressão contra movimentos que reivindicam direitos?


 

5) “Observe as aves do céu. Elas não semeiam, nem colhem e nem armazenam em celeiros. Contudo, o Pai Celestial as alimenta. Não tem vocês muito mais valor do que elas? E quem, por mais que se preocupe pode acrescentar um hora sequer a sua vida?” (Matheus: 6; 26 e 27). Pesquise a Bíblia e diga a qual passagem se refere a citação.
5.1) Faça uma interpretação das palavras.
6) Observe que o chamado para a Marcha agrega diferentes religiões/igrejas. Como você classifica esse apoio?
6.1) Martin Luther King era pastor. A que igreja pertencia? Como podemos identifica-la quanto a sua doutrina?
6.2) Em sua cidade existe alguma igreja desta ordem? Se positivo, entreviste o pastor e pergunte sobre o entendimento dele a respeito da participação de negros na igreja, a luta pelos direitos civis (inclusive dos homossexuais) e, em especial, sobre a imagem de Martin Luther King perante a congregação.

Música / Inglês

1) Nos preparativos para a Marcha, são citados os nomes de alguns artistas e cantores negros dos EUA que se somariam enquanto manifestantes na caminhada, como Nina Simone, Dick Gregory, Joan Baez e o grupo Peter, Paul and Mary. Pesquise sobre a trajetória destes artistas. Qual o gênero de suas músicas? Verifique no mercado da música algum CD ou mesmo na internet alguma música destes cantores e compartilhe na sala de aula com colegas e professor(a).

2) Abaixo, em duas versões, a música tema do filme Selma. Ela combina dois ritmos, o gospel e o rap. Vamos curtir?


video

Agora, com apoio do vídeo, do(a) professor(a) e observando com mais atenção as letras da música, em português e inglês, complete a coluna ao lado com a tradução.

Um dia, quando a glória chegar, ela será nossa, ela será nossa. Um dia, quando a guerra for vencida nós teremos certeza, nós teremos certeza.
Glória, oooh!

Mãos aos céus,
sem homem, sem arma.
A formação é contrária
Mas a glória é destinada.
Todo dia,
homens e mulheres viram lendas,
pecados contra nossa pele viram bênçãos.
O movimento é um ritmo para nós
A liberdade é como religião para nós
Justiça é a justaposição para nós
Justiça para todos não é específico o bastante.
Um filho morreu
O espírito nos visita
A tirania vive em nós
A resistência está em nós
Por isso Rosa sentou no ônibus
Por andarmos em Ferguson com as mãos para cima quando tudo acontece
Homem e mulher de pé
Eles dizem para abaixarmos
Nós levantamos, tiros
Estamos no chão
A câmera filmando
King apontou para a montanha e nós subimos.

Um dia, quando a glória chegar
Ela será nossa, ela será nossa
Um dia, com a guerra vencida
Nós teremos certeza, nós teremos certeza.
Glória

A guerra não acabou
A vitória não foi conquistada
E lutaremos até o final
Quando tudo estiver feito
Todos nós gritaremos glória
Glória
Gritaremos glória, glória

Selma é para cada homem, mulher e criança
Até Jesus ganhou a coroa
Na frente de uma multidão
Marcharam com a tocha
Correremos com ela agora.
Não olhe para trás
Andamos centenas de quilômetros
Ele subiu da escuridão para ser um herói,
Enfrentando a liga da justiça, o poder dele era o povo
O inimigo é letal, um rei ficou relaxado,
Viu o rosto de Jim Crow embaixo de uma águia
A maior arma é ser pacífico
Nós cantamos, nós sangramos pela música
Durante o sonho tivemos uma epifania
Agora corrigimos os erros da história
Ninguém pode ganhar a guerra individualmente
Precisa do conhecimento dos velhos
E a energia dos jovens
Bem-vindos à história que chamamos de vitória
A vida do Senhor, meus olhos viram a glória.

Um dia, quando a glória chegar
Ela será nossa, ela será nossa
Um dia, com a guerra vencida
Nós teremos certeza
Glória, glória
Com a guerra vencida, quando tudo acabar

Nós gritaremos glória, glória. 


3) Bem, chegou a sua vez de produzir um rap. Escolha um tema, prepare a letra e solte a voz.

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