RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

CABEÇA DE NÊGO - Tomada de consciência!


FILME: CABEÇA DE NÊGO

Proposta de Atividades

 


Sinopse:

Inspirado pelo livro dos Panteras Negras, o jovem Saulo tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Depois de reagir a um insulto racista, ele é expulso. Saulo se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado até que a justiça seja feita, dando início a uma grande mobilização coletiva.

 

 


Questões: 

1) No início do filme aparece o lema da escola no uniforme de Saulo: “A disciplina é a fonte para o futuro”. Faça uma interpretação desta frase. Depois, responda: Você concorda com essa frase ou discorda? Explique sua posição. 

2) Ainda em relação a essa mensagem no uniforme, descreva: 

a) o comportamento dos alunos na escola, particularmente em sala de aula, está de acordo com a mesma? Por quê?

b) você identifica esse mesmo comportamento em sua escola ou sala de aula? Explique.

c) o comportamento de Saulo ao longo do filme está condizente com a frase? Por quê?

d) o comportamento dos estudantes ligados ao grêmio estudantil está de acordo com a frase? Por quê?

e) Há disciplina ou indisciplina no comportamento dos estudantes? Qual a conclusão que você tira? Por quê?

f) No caso de considerar indisciplina, as formas como elas se manifestam são iguais ou diferentes? Por quê? 

3) Faça uma comparação entre o lema da escola na camiseta e o lema da bandeira do Brasil. Há alguma relação? Explique sua resposta. 

4) No muro da escola está pichada a frase: “depósito de sonhos acorrentados”. Como você interpreta essa frase, considerando que se trata de uma escola. 

5) O cartaz colado por Saulo é uma chamada do grêmio estudantil da escola. Qual o nome escolhido para o grêmio? Qual o significado desse nome? Qual a relação com o 20 de novembro? Há um grêmio estudantil em sua escola? Qual o nome? Você participa? 

6) Em sala de aula, Saulo foi provocado. De que forma? Como você enxerga esse tipo de provocação? Qual a reação de Saulo? 

7) Agora, interprete a atitude do professor após o incidente envolvendo Saulo e seu colega. Agiu corretamente? Por quê? 

8) Qual foi a posição que Saulo adotou? No lugar de Saulo, como você agiria?  Foi uma atitude de indisciplina ou resistência? Explique. 

9) Dentro da escola, qual foi a atitude de Saulo que acabou tendo repercussões externas? O que denunciou? De que forma? 

10) A partir das repercussões, houve envolvimento da imprensa. Dois veículos de comunicação promoveram a cobertura do caso. Agiram da mesma forma? No que se diferenciaram? Com que propósito? A imprensa foi imparcial ou tomou partido? Explique! 

11) Reunião de professores com a equipe diretiva para decidir sobre o caso e o destino de Saulo. Diga: 

a) quem ficou a favor de Saulo? Quais os argumentos utilizados? Como você entende essa posição?

b) quem ficou contra? Quais os argumentos? Como você entende essa posição?

c) qual a decisão final? Como você interpreta? 

12) Analise e caracterize alguns personagens: 

a) o diretor da escola, Gusmão.

b) o funcionário Valter.

c) a mãe de Saulo.

d) o vigia da escola.

e) o ex-colega Jailton. 

13) Em certo momento, o funcionário Valter é chamado de “capitão-do-mato”. Qual o significado dessa expressão? 

14) Saulo escreve no quadro: “Cada negro traz, adormecido em si, 10 pontos de um programa, que cada Pantera fez surgir”. Pesquise: a que movimento Saulo se refere quando menciona “Pantera”. Quais são os 10 pontos do programa dessa organização? Após a transcrição desses 10 pontos, de acordo com suas características e referencias, esses pontos podem ser aplicados ao Brasil também? Explique sua posição.

15) Na medida em que a trama vai se desenvolvendo, há movimentos de ordem política se intensificando. Identifique e classifique:

a) o envolvimento, as ações e as razões dos representantes do governo (secretários, direção da escola, enfim).

b) as manifestações dos estudantes através do grêmio estudantil.

c) o papel da polícia exercido no caso.

16) Todos(as) estudantes se envolvem na manifestação, nas reivindicações? Comente avaliando suas atitudes.

17) Saulo, a exemplo dos Panteras, também elabora uma proposta de 10 pontos a serem acordados para que desocupe a escola. Porém, acrescenta um 11º ponto. Esse documento é reproduzido e divulgado. Você considera as reivindicações legítimas? O que expressa o 11º ponto? Como você interpreta esse último ponto?

18) Leia a manchete abaixo:

Qual a relação da mesma com o filme? O que você pensa a respeito?

19) No decorrer do filme vamos sendo apresentados a alguns personagens históricos ou que tenham exercido grande representatividade na luta pelos direitos civis da comunidade negra. Pesquise e trace uma pequena biografia de: 

a) Ângela Davis.

b) Martin Luther King.

c) Malcolm X.

d) Nelson Mandela.

e) Amílcar Cabral.

f) Lélia Gonzales.

g) Marielle Franco.

h) Abdias do Nascimento. 

20) O que você pensa a respeito do personagem Saulo? Um indisciplinado, marginal, agitador, baderneiro? Ou um rebelde, injustiçado, ativista, militante? Qual sua causa? Enfim, faça um perfil da personalidade desse protagonista. 

21) No final do filme, o que seria uma ação isolada com determinadas consequências para a comunidade escolar local toma uma proporção muito maior. No seu entendimento, o que o diretor do filme quis transmitir? Qual a mensagem presente no filme?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy