RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

INVICTUS - O esporte a serviço da pacificação de um país.


Filme: INVICTUS

Comentário:

O drama de “Invictus” se passa após a libertação de Mandela (1990) e sua eleição como presidente. Com Winnie confinada em nome da paz social, aqui temos a junção de política e esporte ou a política de aproximação entre negros e brancos através do esporte, no caso, o rugby, até então uma competição típica dos brancos cujos negros torciam até contra seu país diante do significado de seus símbolos e cores africânderes associados à repressão de um Estado racista. A tentativa de unidade no país faz Mandela aproximar-se deste esporte a ponto de empenhar-se pessoalmente na popularização do mesmo e no êxito da seleção na copa do Mundo deste esporte em 1995. Realidades diferentes das habituais são mostradas para os jogadores e seu capitão. Mas fica claro, que apesar de um negro chegar à presidência da República, isto não significava uma transformação de caráter econômico-social em solo sul-africano.

Sinopse:

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

Questões: 

1) Logo no início do filme, uma cena simbólica. Uma rua separa um esporte e seus praticantes de outro esporte e seus praticantes. Que tipo de esporte e características dos praticantes estão frente a frente? Identifique e teça um comentário a respeito. 

2) Libertado, Mandela está passando de carro pelo local. Como se comporta um lado? Como se comporta o outro lado? 

3) Numa retrospectiva histórica, o filme menciona a disputa entre grupos étnicos representados por partidos políticos ligados à população negra. A disputa se dá entre o CNA – Congresso Nacional Africano e o Partido da Liberdade Inkatha. Pesquise o que é o CNA e o que é o Inkatha. Que grupos étnicos africanos são representados por esses dois partidos? Com que propósito, na sua opinião, os brancos estimulavam o conflito através do fornecimento de armas para ambos os grupos? 

4) Analise o discurso de Mandela após ser empossado como presidente da África do Sul, após décadas de supremacia e violência dos brancos: 

“Nunca, nunca e nunca mais, esse belo país experimentará de novo a opressão de um sobre o outro, e sofrerá a indignidade de ser a escória do mundo”

Como você interpreta essa fala? 

5) Qual o significado da manchete do jornal: “Ele pode ganhar a eleição, mas conseguirá governar o país”? Considere o fato de que mais adiante no filme, Mandela se refere aos brancos da seguinte maneira: “essa minoria branca ainda controla a polícia, o exército e a economia”

6) Ao assumir o cargo de presidente, Mandela toma determinadas atitudes em relação aos funcionários do antigo governo e até mesmo os guarda-costas brancos. Que atitude foi essa? Com que propósito tomou essa atitude? 

7) O que significa Madiba? 

8) O filme foca em um determinado esporte. Que esporte é esse? Qual segmento da sociedade é identificado com esse esporte? E por que os Springboks representava o próprio apartheid? 

9) Quem eram os Afrikaners? 

10) O Conselho dos Esportes votou pela eliminação dos Springboks. Qual foi a posição de Mandela em relação a essa decisão do Conselho? Que argumentos utilizou? 

11) De certa forma, Mandela cobrou algo dos Springboks em troca desse apoio. Qual foi a contrapartida exigida por Mandela? Acrescente, qual sua impressão a respeito das moradias, ruas e bairros da população negra conforme o filme? Como viviam? 

12) Quantos negros haviam no time dos Springboks? Como isso era visto pelas crianças? Qual a importância de um negro jogar nos Springboks a ponto de Mandela lamentar sua ausência no início do campeonato mundial e depois incentivá-lo dizendo que o país apostava muito nele? 

13) Mandela já tinha uma projeção internacional. Após ser eleito, torna-se protagonista em viagens realizadas ao exterior. Descreva essas viagens e responda se na sua opinião, um presidente deve promover relações exteriores, com outros países e organismos internacionais ou somente se preocupar com o seu próprio país? Explique. 

14) Um de seus guarda-costas comenta que não deveria se falar da família do presidente. Conflito com as filhas e a separação da esposa. Faça uma pequena pesquisa sobre a biografia de Winnie Mandela. Responda também, em que momento no filme é perceptível o conflito com a filha? Por quais razões? 

15) A questão do hino é citada constantemente. Qual hino deveria ser consagrado? O do regime segregacionista ou o dos africanos pós apartheid? Qual a primeira atitude dos jogadores? Pesquise qual hino prevalece hoje em dia. 

16) Mandela constata em um jogo dos Springboks que os negros sul africanos estão torcendo para o time contrário, no caso, a Inglaterra. Isso o faz inclusive lembrar da prisão, onde procediam da mesma forma. Porém, buscar uma unidade assim seria difícil. Mandela, então, lança o lema: “Um time, um país”. Qual a intenção do presidente? Você acha que ele foi bem-sucedido? 

17) Piadas ou citações racistas não são uma exclusividade do Brasil. O filme nos traz a seguinte: “O futebol é um jogo de cavalheiros jogado por selvagens. O rugby é um jogo de selvagens jogado por cavalheiros”. Interprete o que essa expressão transmite. Você conhece alguma piada, ditado ou expressão de cunho racista no Brasil que seja constantemente utilizada? Diga qual e porque você considera racista. 

18) Em um determinado momento, o time visita a prisão. Um poema é recitado: 

“Dentro da noite que me rodeia

Negra como um poço de lado a lado

Eu agradeço aos deuses que existem

Por minha alma indomável

Nas garras cruéis das circunstâncias

Eu não tremo ou me desespero

Sob os duros golpes do destino

Minha cabeça sangra, mas não se curva

Além desse lugar de raiva e lágrimas

Paira somente o horror da sombra

E ainda, a ameaça do tempo

Vai me encontrar e deve me achar sem medo

Não importa o quão estreito seja o portão

Não importa o tamanho do castigo

Eu sou o dono do meu destino

Eu sou o capitão de minha alma” 

Faça uma interpretação desse poema, tendo como referência o momento em que ele é declamado. Depois, responda: você se considera dono do seu destino ou capitão de sua alma. Explique. 

19) Durante a final do campeonato, um menino negro estava próximo do carro com policiais. Observando o início e o fim desse contato, qual o significado ali presente? 

20) O que mudou do primeiro jogo, em relação a presença de Mandela no estádio, ao último, na final do campeonato? 

21) Mandela tinha muitos compromissos, mas procurou sempre dar atenção a questão esportiva como forma de superação das dificuldades do país e do ódio racial. Você entende que o esporte foi utilizado politicamente? Governos, em geral, se utilizam do esporte como forma de fazer política também, na sua opinião? Explique! 

22) Desde a reforma constitucional da era pós-Apartheid, a nação sul africana elegeu cinco presidentes: Nelson Mandela, Thabo Mbeki, Kgalema Motlanthe, Jacob Zuma e Cyril Ramaphosa; todos negros. Faça uma pesquisa sobre a África do Sul recente, atual. Houve reconciliação, perdão? Ao longo desses anos, o país superou suas diferenças? Alcançou a igualdade racial ou superou suas injustiças sociais? Eliminou as disparidades econômicas e sociais entre brancos e negros? Escreva suas considerações a partir dos dados encontrados e o fato da maioria negra ter eleito presidentes igualmente negros.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy