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MANDELA, LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE - Amandla


Filme: MANDELA, LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE

Comentário: O filme inicia mostrando sua infância junto a Nação Xhosa e culmina com sua eleição em 1994. Nele acompanhamos Mandela como advogado e aos poucos se incorporando a luta do CNA, como boicotes aos ônibus e manifestações contra o passe obrigatório. Amarga sua primeira prisão e celebra o primeiro casamento. Conflitos familiares se misturam a militância quando a segregação é oficializada. Conhece Winnie. Com a ineficácia da não violência, após o massacre de Sharpeville, em 1960, migra para a luta armada, com sabotagens promovidas pelo CNA. É classificado como terrorista, preso e condenado à prisão perpétua sendo removido para a prisão de Roben em 1964. A partir de então sua vida na prisão, com as privações e os trabalhos forçados enquanto a luta contra o apartheid se desenrola fora dos muros da prisão, em parte liderada por Winnie, igualmente presa. O processo de libertação decorre da conjunção da manutenção da luta contra o apartheid, com as sanções econômicas contra a África do Sul e os eventos pedindo a sua liberdade pelo mundo. Em 1992, as negociações em torno da divisão do poder com os brancos levam a sua separação de Winnie que discorda da visão de unidade. Depois explode a disputa entre o CNA e outros grupos negros. Por fim, temos a eleição de Nelson como presidente em 1994, nas primeiras eleições multirraciais.


Sinopse
: Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava. Direção: Justin Chadwick. 2014.


Proposta de Atividades - Questões:

1) A que etnia ou povo pertencia Mandela? Descreva um pouco de suas tradições e costumes a partir de sua infância, juventude e o casamento com Winnie.

2) Qual era a profissão de Mandela? Como atendia a clientela? Como era encarado em um tribunal?

3) Mandela foi cooptado pelo CNA – Congresso Nacional Africano. Pesquise: O que era o CNA?

4) Em certo momento do filme é citado o termo Boers. Quem eram os Boers ou Bôeres?

5) Mandela menciona que de acordo com a lei, relações só poderiam ocorrer entre gente da sua própria raça. Qual seria o objetivo de uma lei dessas? Como você a interpreta?

6) O que era o passe? Descreva o caso envolvendo Jackson, o rapaz negro que foi preso pelo fato de não portar o passe. Quais foram as consequências? Como o Estado reagiu aos apelos de Mandela?

7) Frequentemente, os brancos referiam-se aos negros pejorativamente como “garotos”. No seu entendimento, qual o objetivo desse tratamento?

8) Há uma referência a Deus em certo trecho do filme, mais precisamente, “deixar para Deus”. Como Mandela via Deus naquele instante?

9) Qual o objetivo do “boicote aos ônibus”? Como o governo passou a ver esse movimento?

10) 1948. O governo branco passa a separar geograficamente negros dos brancos implantando a segregação. O que é segregação? O que foi o apartheid?

11) Como os negros reagiram a política segregacionista? Descreva as manifestações.

12) O filme registra uma repressão policial no protesto contra a obrigatoriedade do passe. Foi o massacre de Sharpeville, 21 de março de 1960. Descreva o episódio a partir do filme e consulte o que se comemora no 21 de março, anualmente, e qual a relação com esse fato?

13) Mandela e os membros do CNA abandonam a política da não violência e partem para a resistência armada. Quais as razões mencionadas por Mandela? Qual sua opinião: terrorismo ou luta por justiça?

14) Durante o julgamento, após sua prisão, Mandela faz a seguinte declaração no tribunal:

“Meu nome é Nelson Mandela. Sou o primeiro acusado. Não nego que planejei sabotagens. Não as planejei num espírito de causar terror, nem de possuir uma atração pela violência. A realidade dos fatos mostra que 50 anos de não violência apenas trouxeram ao povo africano mais legislação repressora e menos direitos. Os africanos querem uma quota justa da totalidade da África do Sul. Queremos direitos políticos iguais. Um homem, um voto. Dediquei-me a esta luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca. Lutei contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade livre e democrática, em que todas as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que rege minha vida e que espero alcançar. Mas, caso seja necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”.

Faça uma interpretação dessa declaração. Depois, pesquise sobre Steve Biko. Faça uma pequena biografia de Biko, seu pensamento, e diga o que havia em comum entre Biko e Mandela e qual a diferença entre ambos.

15) Mandela foi preso em 1964. Faça uma descrição de sua passagem pela prisão.

16) Enquanto Mandela estava preso, que tipo de repressão sofreu Winnie e quais as ações por ela promovidas na luta contra o apartheid? Escreva uma pequena biografia de Winnie Mandela. Depois responda, segundo seu entendimento, considerando o pensamento e as ações políticas: o que os unia? O que os separava?

17) Pesquise sobre o Levante de Soweto, ocorrido em 1976. Quais as razões? Quais as consequências? Que considerações é possível se fazer a partir do filme?

18) Dois movimentos articulados no mundo chamaram a atenção para o apartheid: o boicote aos produtos da África do Sul e a mobilização pela libertação de Nelson Mandela. Que importância você atribui a esses movimentos para o desenrolar da política do regime segregacionista na África do Sul?

19) As pressões externas e também internas em função dos constantes conflitos, vão levando a um clima de distensão entre o governo e as lideranças do CNA, especialmente Mandela, diante da necessidade de um acordo para um novo momento político na África do Sul. Que estratégia adota o governo em relação ao aprisionamento de Mandela e seus companheiros? Qual é o centro dessas negociações? O que está em jogo?

20) Além do conflito pessoal com repercussões políticas entre Mandela e Winnie, às vésperas do processo eleitoral explode, praticamente, uma guerra civil de cunho étnico entre os partidários do Inkatha (Zulu) e os do CNA. Pesquise o que foi o partido Inkatha e o que defendia. Posteriormente, responda, se o conflito interno entre os partidos representativos do povo negro não beneficiava o regime branco e de que modo? Em outras palavras, se o regime segregacionista não estimulava até mesmo esse conflito.

21) Mandela, em entendimento próprio, pregava a pacificação, com disposição para sacrifícios pessoais. Antes do processo eleitoral, declara:

“...só existe um modo de progredir: que é a paz. Eu sei que não é isso que vocês querem ouvir, mas não existe outro modo. Eu sou seu líder, e enquanto eu for seu líder, eu irei liderar. Enquanto eu for o seu líder, eu sempre vou dizer quando vocês estiverem errados. E digo agora que vocês estão errados. Eu dei a minha vida a esse movimento. Eu estive disposto a morrer. Eu perdi 27 anos da minha vida dentro da prisão. Mas, agora eu digo a vocês: eu perdoo eles. E se eu posso perdoá-los, então vocês também podem. Nós não podemos ganhar uma guerra, mas podemos ganhar uma eleição. Então, meu povo, fiquem em casa, fiquem em paz, e quando o dia da eleição chegar, votem”!

Como você interpreta esse gesto de Mandela? Rendição, submissão? Altivez, grandeza? Por quê? Explique sua posição.

22) Analise o seguinte pensamento de Mandela:

“Percorri um longo caminho para a liberdade. Tem sido uma estrada solitária. E ainda não chegou ao fim. Sei que o meu país não foi criado para ser uma nação de ódio. Ninguém nasce para odiar o outro por causa da cor da pele. As pessoas aprendem a odiar. Mas também podem ser ensinadas a amar. Pois o amor é algo natural para o coração humano”.

Você concorda com essas palavras? Então, até mesmo trazendo para nossa realidade atual, no Brasil, porque ainda há tantos discursos de ódio, levando a feminicídios, racismo, xenofobia, intolerância religiosa ou homofobia? Descreva sua reflexão.

23) Pesquisando, defina Amandla e o que essa expressão pode ter significado para a luta e a libertação dos(as) negros(as) na África do Sul.

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