Num momento em que a onda nazifascista parece ameaçar as garantias e direitos individuais pelo mundo afora, incluindo o Brasil, e de recente liberação para domínio público da obra antissemita Mein Kampf, a qual estava proibida desde a Segunda Guerra Mundial, nada mais apropriado do que fazer uma boa reflexão sobre esse período nefasto que se apossou da humanidade com base nesta bela obra, "O Menino do Pijama Listrado".
Sinopse
Alemanha, Segunda
Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um
oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de
concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda
com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que
fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide
explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade
parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma
cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez
mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
1) Interprete o
pensamento inicial do filme: “A infância
é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se
expanda”. John
Betjaman
HISTÓRIA
2) A abertura do filme
foca na bandeira do nazismo, com o símbolo da Suástica. Faça uma pesquisa e
escreva sobre a origem deste símbolo e se ele tem alguma relação com o
totalitarismo do Estado nazista. Que outros elementos aparecem identificando o
sistema?
a) Conceitue e dê as principais características do nazismo e do fascismo.
a) Conceitue e dê as principais características do nazismo e do fascismo.
3) O filme aborda a
chamada Solução Final. Pesquise e responda o que foi a Solução Final durante a
Segunda Guerra Mundial e sob o nazismo.
COM
BASE NO FILME E NAS PESQUISAS
4) O que Bruno vê pela
janela? O que era a fazenda? Quem eram os fazendeiros de pijama?
5) Havia fumaça no céu.
Alguém pergunta: “O que queimam nas chaminés? Feno ou roupa velha? ... seja o
que for, tem um cheiro horrível. Em outras passagem do filme, uma revelação:
“Eles fedem ainda mais quando queimam, não é?”. Na verdade, sobre o que está
tratando o filme neste ponto? Qual sua opinião sobre isso?
a) Qual a reação da
esposa do comandante quanto a isso? Como você interpreta essa reação?
b) “Fazer um mundo
melhor”, diz o pai do menino alemão. Depois: “A pátria não pode ser alcançada
sem um trabalho como esse”. Ainda: “É parte da guerra”... “sou um soldado”. Como
você caracteriza essas afirmações? Elas justificam o que estava acontecendo? Por
quê?
6) O filme apresenta
algumas contradições na visão das crianças. Pavel, “era médico, mas desistiu
para descascar batatas”. O pai de Schmuel “é relojoeiro, ou era, porque agora
ele conserta botas”. Para Bruno, “os adultos não decidem o que fazer”. Como
você explicaria esse “paradoxo” aos meninos.
a) Quando Bruno se
machuca, Pavel o socorre. Como você interpreta a posição da mãe de Bruno neste
episódio?
7) Os números nos
“pijamas” eram somente uma brincadeira, como imaginava Bruno?
8) Bruno pergunta a
Schmuel: o que você fez? Resposta: “Eu sou judeu”. A resposta de Schmuel está
diretamente associada à pergunta? Explique!
9) No que se refere aos
soldados, as crianças possuem a mesma visão? Esclareça!
10) “Se não fosse pela
história, não estaríamos aqui. O trabalho de seu pai aqui é histórico”, diz o
avô. De que história ele está se referindo? Qual o legado desta história? É uma
história da qual o comandante poderia se honrar?
11) “Nós não podemos
ser amigos. Temos de ser inimigos”. Qual o sentido desta ironia diante da
amizade estabelecida? Agregue ao desenvolvimento de sua resposta, o fato de que
em certo momento, Bruno negou a amizade ao mentir para o soldado que não
conhecia Schmuel. O que levou Bruno a agir de tal forma? Qual a consequência
disso?
12) Em sua opinião, o
que leva Bruno a ingressar no campo de concentração? Por quê?
13) No interior do
campo percebe-se a atuação de judeus colaboracionistas dos nazistas. Como
interpretar esse papel exercido?
GEOGRAFIA
14) A família
protagonista do filme muda-se de Berlim, Alemanha, para os arredores de um Campo
de Concentração, mais propriamente, um Campo de Extermínio. As locações
utilizadas pela direção do filme foram na Hungria, cidade de Budapeste,
retratando a cidade de Berlim. Muitos Campos de Concentração foram criados no
decorrer da Segunda Guerra Mundial. Pesquise o nome de alguns destes Campos. No
mapa abaixo, localize os locais e países citados nesta introdução, assim como
os Campos de Concentração encontrados em sua pesquisa.
SOCIOLOGIA
15) A análise do
comportamento social e da forma de expressão perpassam todo o filme. Com
relação a sua mãe, o comandante assim se manifesta: “Tenha cuidado, expressar
sua opinião em público pode deixa-la em maus lençóis”. No enterro da mesma, ele
segura a mão de sua esposa quando esta deseja retirar do caixão uma declaração
de pêsames do Partido nazista. Em outro momento, a empregada da família diz ao
menino: “não devo dar opinião”. Durante um jantar, um oficial comenta que seu
pai era professor, mas que tinha deixado a Alemanha, o que acabou por lhe
trazer problemas, pois o ato de seu pai teria sido uma “traição”. Diante disso,
responda:
a) Todos(as) na
Alemanha compactuavam com o nazismo? Explique!
b) Que tipo de
sociedade temos quando as pessoas não podem expressar livremente suas opiniões
sob pena de serem perseguidas?
c) O que difere esse
tipo de sociedade de uma democracia?
16) “Aquelas pessoas
não são consideradas como gente”, diz o oficial, ao referir-se ao tratamento
dado ao empregado / escravo, da casa, de nome Pavel. Certamente, todos(as) que
estavam no Campo de Concentração, assim eram definidos. Como você classifica
esse tipo de pensamento? Explique e argumente se você concorda ou não com essa
concepção.
17) Influenciado por um
vídeo que assistiu às escondidas, Bruno, já no interior do campo, pergunta a Schmuel:
“Podemos ir ao café central”? A resposta foi: “Café”? A propaganda nazista dos campos
de concentração/trabalho estava de acordo com a realidade? Explique!
a) Hoje em dia, podemos
dizer que a mídia, em geral, é a fiel expressão da verdade ou age de forma a
manipular a opinião pública segundo seus interesses? Justifique sua resposta!
FILOSOFIA
/ LINGUAGENS
18) O professor
desenvolve algumas leituras com o casal de irmãos, e segundo ele “estão
aprendendo o que todas as crianças estão aprendendo”.
Leitura 1) “O destino
do meu povo é o meu destino. Sua luta e suas dores, suas alegrias e misérias
são minhas. Devo trabalhar e produzir para a ressurreição de minha pátria. A
história do meu povo é grandiosa e gloriosa.”
a) O quarto da menina
com as ilustrações nas paredes exprime esse tipo de ideia? Explique!
b) Expressões do tipo:
“Pessoas arriscando a vida pela pátria” ou “Você acredita na causa. Quer nosso
país forte”, e ainda, “Temos de nos orgulhar de nosso pai, está fazendo nosso
país mais poderoso”, corroboram ou não o texto da leitura? Explique!
Leitura 2) “O judeu nos
difamou e provocou nossos inimigos. O judeu nos corrompeu através de livros
mentirosos. Zombou de nossa literatura e de nossa música. Por toda a parte, sua
influência foi destrutiva, o que resultou no colapso de nossa nação. O judeu
não é criativo e sim, destrutivo. Ele é o inimigo da cultura. Milhares de
alemães empobreceram por causa do judeu.”
a) Interprete a fala de
Gretel, irmã de Bruno, ao esclarecer sobre a “fazenda”: “É um campo de trabalho
para judeus, obviamente. Eles não estão lá porque trabalham bem. Não são bons
em nada. Estão lá porque não prestam. São o inimigo. Não prestam. Vermes, maus,
perigosos. Por causa deles perdemos a Primeira Guerra”.
b) Que sentimentos
(amor x ódio / rancor x afinidade / respeito x intolerância / preconceito x
fraternidade) e filosofias do pensamento estão presentes nestes dois trechos do
livro que o professor está trabalhando com os irmãos?
c) A amizade entre
Bruno e Schmuel reproduzem estas ideias? Explique!
d) Bruno comunga das
mesmas ideias que Gretel, sua irmã. Por quê?
19) Retomando o jantar,
quando à mesa, o tenente cita o fato de seu pai, professor de literatura na
Universidade, ter deixado o país. Isso gera um diálogo especulativo em torno da
figura do pai do tenente. Por quê? Considerando que os irmãos também estavam
tendo aula com um professor, a visão do comandante e de seu pai era a mesma
para com os dois professores? Pense e opine!
20) O filme é baseado
no livro O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne. Para quem fez a leitura do
livro, estabeleça um comparativo entre um e outro, considerando que, geralmente,
o filme é uma adaptação do livro, baseado em um roteiro. Há situações no livro
que não aparecem no filme e vice-versa? Depois, estabeleça a diferença entre um
livro e o roteiro de um filme.
21) Proposta de
Redação: O que separa Bruno de Schmuel? Fisicamente, a cerca elétrica. Mas
considerando dois mundos distintos, simbolicamente, o que essa cerca significa?
Ainda, o que unia Bruno e Schmuel? Simbolicamente, a amizade. Mas, fisicamente,
as mãos dadas no final do filme, o que não deixa de ser também uma simbologia. Estabeleça
um título e desenvolva uma redação a respeito.
3 comentários:
Poderia enviar-me as respostas, por favor?
só que neste email anajuliaamalcaburio@outlook.com
opá sou aluno do andre kkkkkk, ele passou essa atividade ai pra mim poderia mandar as respostas?
Postar um comentário