Sinopse:
Após ter sofrido um ataque quase fatal, Trevor Garfield
(Samuel L. Jackson) volta a lecionar numa escola de Los Angeles. Mas o mundo de
violência e imoralidade que ele esperava ter deixado para trás, reina na sua
sala de aula. Desafiado pelos administradores da escola e pelos alunos que o
consideram um zero à esquerda, Trevor resolve fazer justiça com as próprias
mãos. Direção: Kevin Reynolds. Elenco: Samuel L Jackson, John Heard, Kelly
Rowan e Clifton Gonzalez.
Proposta de atividade com
base no filme:
1) Interpretar: Oração do
professor - “Se estiver ouvindo, Deus, por favor, me ajude hoje. Permita-me
fazer o meu trabalho. O trabalho que escolheu para mim. Dê-me serenidade para
aceitar as coisas que não puder mudar, coragem para mudar as que puder e sabedoria
para diferenciar umas das outras”.
2) Comentar e debater:
a) A questão da impunidade;
b) A diminuição da idade
mínima para responder por crimes.
Considerar o ataque do
aluno ao professor e o roubo do relógio.
3) Interpretar: Palavras
do Presidente de Cingapura - "Quando um estado contínuo de desafio e
desordem não puder ser controlado pelas regras, regras novas, e às vezes
drásticas, devem ser criadas para manter a ordem. A alternativa a isso é a
anarquia”.
4) Por que os professores
não param de lecionar? Seria só o salário?
5) Interpretar as palavras
do professor: “Me roubaram a paixão, o impulso e a confiança nos outros”.
6) Debater: somos
produtos do meio em que vivemos X todos são responsáveis por suas ações.
7) Interpretar as
palavras do professor: “Como você eu achava que o mundo era um ótimo lugar onde
todos seguiam os mesmos padrões que eu seguia. Aí um garoto com um prego me
mostrou que o mundo era dele. Um mundo onde o caos e não a ordem impera, um
mundo onde a retidão não é recompensada. Esse é o mundo do César. Se tu
quiseres jogar segundo as regras dele terá de pagar preço.
8) Debater: a perda de
confiança no sistema X Justiça pelas próprias mãos?
9) Interprete as palavras
do professor: "Você não pode me matar. O que eu sou ou quem eu era, morreu
há mais de um ano. Tudo o que eu sempre quis foi tirado de mim! E mesmo que me
livre todos vocês, não vou conseguir nada de volta! Eu era um professor! Eu
queria ajudar vocês! Você não pode me matar! Não me mete medo!”
10) Debater: O respeito aos
professores X O diploma no lixo.
11) Analisar as
estatísticas: “Um a cada 9 professores é atacado na escola. 95% desses ataques
são cometidos por estudantes”.
12) Faça uma conclusão (mínimo
de l0 linhas).
0 comentários:
Postar um comentário