RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

187 - O CÓDIGO - A roleta-russa de uma educação decadente e o fim de um ideal.


Sinopse:

            Após ter sofrido um ataque quase fatal, Trevor Garfield (Samuel L. Jackson) volta a lecionar numa escola de Los Angeles. Mas o mundo de violência e imoralidade que ele esperava ter deixado para trás, reina na sua sala de aula. Desafiado pelos administradores da escola e pelos alunos que o consideram um zero à esquerda, Trevor resolve fazer justiça com as próprias mãos. Direção: Kevin Reynolds. Elenco: Samuel L Jackson, John Heard, Kelly Rowan e Clifton Gonzalez.





Proposta de atividade com base no filme:

1) Interpretar: Oração do professor - “Se estiver ouvindo, Deus, por favor, me ajude hoje. Permita-me fazer o meu trabalho. O trabalho que escolheu para mim. Dê-me serenidade para aceitar as coisas que não puder mudar, coragem para mudar as que puder e sabedoria para diferenciar umas das outras”.

2) Comentar e debater:

a) A questão da impunidade;

b) A diminuição da idade mínima para responder por crimes.

Considerar o ataque do aluno ao professor e o roubo do relógio.

3) Interpretar: Palavras do Presidente de Cingapura - "Quando um estado contínuo de desafio e desordem não puder ser controlado pelas regras, regras novas, e às vezes drásticas, devem ser criadas para manter a ordem. A alternativa a isso é a anarquia”.

4) Por que os professores não param de lecionar? Seria só o salário?

5) Interpretar as palavras do professor: “Me roubaram a paixão, o impulso e a confiança nos outros”.

6) Debater: somos produtos do meio em que vivemos X todos são responsáveis por suas ações.

7) Interpretar as palavras do professor: “Como você eu achava que o mundo era um ótimo lugar onde todos seguiam os mesmos padrões que eu seguia. Aí um garoto com um prego me mostrou que o mundo era dele. Um mundo onde o caos e não a ordem impera, um mundo onde a retidão não é recompensada. Esse é o mundo do César. Se tu quiseres jogar segundo as regras dele terá de pagar preço.

8) Debater: a perda de confiança no sistema X Justiça pelas próprias mãos?

9) Interprete as palavras do professor: "Você não pode me matar. O que eu sou ou quem eu era, morreu há mais de um ano. Tudo o que eu sempre quis foi tirado de mim! E mesmo que me livre todos vocês, não vou conseguir nada de volta! Eu era um professor! Eu queria ajudar vocês! Você não pode me matar! Não me mete medo!”

10) Debater: O respeito aos professores X O diploma no lixo.

11) Analisar as estatísticas: “Um a cada 9 professores é atacado na escola. 95% desses ataques são cometidos por estudantes”.

12) Faça uma conclusão (mínimo de l0 linhas).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy