Sinopse:
Uma jovem e idealista professora chega a
uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e
violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre
eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam
e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em
métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança
em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.
Questões propostas:
1) Descreva o ambiente da turma antes e depois do trabalho da professora Gruwell, abordando, principalmente, o processo de mudança.
2) Os alunos estão divididos em gangues. Quais as consequências disto para a turma, a escola e o bairro em que a mesma está inserida? Aproveite e descreva as condições econômicas e sociais em que vivem. Há situação similar que você conheça?
3) Como a professora faz para os alunos se aproximarem? Como isto ocorre?
4) Vamos destacar os principais
personagens do filme para que você comente suas respectivas histórias e
comportamentos:
a) Professora Erin Grunwell
b) A Administradora da escola, Sra.
Margaret
c) O professor da turma de excelência
d) O marido da prof. Erin Gruwell
e) O pai da prof. Erin Gruwell
f) Outro(a) personagem que você queira destacar e comentar a respeito.
5) Agora, diga com qual aluno(na) (Eva, Marcus, Jamal, André ou outro(a)) você mais se identificou ou que na sua opinião teve maior relevância no contexto do filme e porquê?
6) Em certo momento aparece no filme uma caricatura ou desenho. Sobre o que trata? Em comparação com a realidade atual, apresente sua opinião sobre discriminação racial.
7) Baseado em conhecimentos já adquiridos, diga a qual gangue a professora se refere para falar do Holocausto? Pesquise e escreva a respeito.
8) Qual o tratamento dado pela escola aos alunos da turma?
9) Qual o tratamento dado pela professora Gruwell?
10) Como a atividade profissional da professora interfere em seu relacionamento pessoal? Comente!
11) Faça uma pesquisa sobre o Holocausto, acrescentando sua opinião sobre o tema. Promova uma pesquisa também sobre Anne Frank, tema literário do filme.
12) Em certo momento, o filme também menciona a luta dos “Viajantes da Liberdade”, pessoas que lutaram pelos direitos civis dos negros nos EUA. Pesquise a respeito!
13) O filme apresenta elementos que possam trazer uma reflexão sobre o relacionamento entre alunos(as) e professores(as) no ambiente escolar? Quais?
14) A discriminação racial é a única forma
de preconceito que existe? Mencione outras e comente.
0 comentários:
Postar um comentário