RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

AS MULHERES DE FLINT - Gênero e meio ambiente


Sinopse:

Após experimentarem nas próprias famílias o efeito devastador da contaminação por chumbo, quatro mulheres se unem para denunciar o escândalo envolvendo a qualidade da água em Flint, Michigan.

Ano produção: 2017

Direção: Bruce Beresford

 

 



Questões propostas:

1) Faça uma pesquisa na internet ou pesquise em um Atlas e marque no mapa abaixo onde fica localizada as cidades de Flint e Detroit. Localize também o Lago Huron.


2) Qual o problema ambiental apresentado no filme?

3) Quais as causas identificadas no filme que ocasionaram o problema ambiental?

4) Quais as consequências ambientais e de saúde sofridas pelos habitantes?

5) Qual o comportamento das autoridades diante das reclamações da população?

6) No momento em que uma família foi fazer uma manifestação isolada em frente ao órgão público, como foi tratada pelo vigia? Em suas palavras, ninguém ligava. É assim mesmo? As pessoas são acomodadas? Não lutam por seus direitos?

7) Como as mulheres que reclamavam junto às autoridades eram tratadas? No seu entendimento, havia preconceito? Explique com suas palavras.

8) Havia preconceito em relação ao nível de escolaridade das reclamantes? O que era alegado?

9) Em determinado momento fica claro que as crianças mais atingidas eram em situação de vulnerabilidade social e que os bairros mais afetados eram de pobres, a ponto de uma das mulheres dizer: se fosse em um bairro de ricos isso não aconteceria. Você concorda com essa afirmação? Se sim. Por que é assim em sua opinião?

10) Há alguma mudança de comportamento tanto do Conselho como das autoridades quando as manifestações aumentam de proporção? Explique.

11) Qual a alegação do poder público para não promover as mudanças solicitadas pelos moradores atingidos?

12) Descreva o papel da mídia no caso. Qual sua importância?

13) Descreva o papel da universidade também e como reagiu a população quando a universidade pediu apoio?

14) Havia representantes do funcionalismo público que não compactuava com a papel das autoridades. Mas porque, mesmo assim, as coisas não mudavam?

15) Que conclusões você tira do episódio do filme do ponto de vista:

a) Social:

b) Político:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy