MEDIDA PROVISÓRIA - Que futuro é esse?
INVICTUS - O esporte a serviço da pacificação de um país.
Filme: INVICTUS
Comentário:
O drama de “Invictus” se passa após a libertação de Mandela (1990) e sua eleição como presidente. Com Winnie confinada em nome da paz social, aqui temos a junção de política e esporte ou a política de aproximação entre negros e brancos através do esporte, no caso, o rugby, até então uma competição típica dos brancos cujos negros torciam até contra seu país diante do significado de seus símbolos e cores africânderes associados à repressão de um Estado racista. A tentativa de unidade no país faz Mandela aproximar-se deste esporte a ponto de empenhar-se pessoalmente na popularização do mesmo e no êxito da seleção na copa do Mundo deste esporte em 1995. Realidades diferentes das habituais são mostradas para os jogadores e seu capitão. Mas fica claro, que apesar de um negro chegar à presidência da República, isto não significava uma transformação de caráter econômico-social em solo sul-africano.
1) Logo no início do filme, uma cena simbólica. Uma rua separa um esporte e seus praticantes de outro esporte e seus praticantes. Que tipo de esporte e características dos praticantes estão frente a frente? Identifique e teça um comentário a respeito.
2) Libertado, Mandela está passando de carro pelo local. Como se comporta um lado? Como se comporta o outro lado?
3) Numa retrospectiva histórica, o filme menciona a disputa entre grupos étnicos representados por partidos políticos ligados à população negra. A disputa se dá entre o CNA – Congresso Nacional Africano e o Partido da Liberdade Inkatha. Pesquise o que é o CNA e o que é o Inkatha. Que grupos étnicos africanos são representados por esses dois partidos? Com que propósito, na sua opinião, os brancos estimulavam o conflito através do fornecimento de armas para ambos os grupos?
4) Analise o discurso de Mandela após ser empossado como presidente da África do Sul, após décadas de supremacia e violência dos brancos:
“Nunca, nunca e nunca mais, esse belo país experimentará de novo a opressão de um sobre o outro, e sofrerá a indignidade de ser a escória do mundo”.
Como você interpreta essa fala?
5) Qual o significado da manchete do jornal: “Ele pode ganhar a eleição, mas conseguirá governar o país”? Considere o fato de que mais adiante no filme, Mandela se refere aos brancos da seguinte maneira: “essa minoria branca ainda controla a polícia, o exército e a economia”.
6) Ao assumir o cargo de presidente, Mandela toma determinadas atitudes em relação aos funcionários do antigo governo e até mesmo os guarda-costas brancos. Que atitude foi essa? Com que propósito tomou essa atitude?
7) O que significa Madiba?
8) O filme foca em um determinado esporte. Que esporte é esse? Qual segmento da sociedade é identificado com esse esporte? E por que os Springboks representava o próprio apartheid?
9) Quem eram os Afrikaners?
10) O Conselho dos Esportes votou pela eliminação dos Springboks. Qual foi a posição de Mandela em relação a essa decisão do Conselho? Que argumentos utilizou?
11) De certa forma, Mandela cobrou algo dos Springboks em troca desse apoio. Qual foi a contrapartida exigida por Mandela? Acrescente, qual sua impressão a respeito das moradias, ruas e bairros da população negra conforme o filme? Como viviam?
12) Quantos negros haviam no time dos Springboks? Como isso era visto pelas crianças? Qual a importância de um negro jogar nos Springboks a ponto de Mandela lamentar sua ausência no início do campeonato mundial e depois incentivá-lo dizendo que o país apostava muito nele?
13) Mandela já tinha uma projeção internacional. Após ser eleito, torna-se protagonista em viagens realizadas ao exterior. Descreva essas viagens e responda se na sua opinião, um presidente deve promover relações exteriores, com outros países e organismos internacionais ou somente se preocupar com o seu próprio país? Explique.
14) Um de seus guarda-costas comenta que não deveria se falar da família do presidente. Conflito com as filhas e a separação da esposa. Faça uma pequena pesquisa sobre a biografia de Winnie Mandela. Responda também, em que momento no filme é perceptível o conflito com a filha? Por quais razões?
15) A questão do hino é citada constantemente. Qual hino deveria ser consagrado? O do regime segregacionista ou o dos africanos pós apartheid? Qual a primeira atitude dos jogadores? Pesquise qual hino prevalece hoje em dia.
16) Mandela constata em um jogo dos Springboks que os negros sul africanos estão torcendo para o time contrário, no caso, a Inglaterra. Isso o faz inclusive lembrar da prisão, onde procediam da mesma forma. Porém, buscar uma unidade assim seria difícil. Mandela, então, lança o lema: “Um time, um país”. Qual a intenção do presidente? Você acha que ele foi bem-sucedido?
17) Piadas ou citações racistas não são uma exclusividade do Brasil. O filme nos traz a seguinte: “O futebol é um jogo de cavalheiros jogado por selvagens. O rugby é um jogo de selvagens jogado por cavalheiros”. Interprete o que essa expressão transmite. Você conhece alguma piada, ditado ou expressão de cunho racista no Brasil que seja constantemente utilizada? Diga qual e porque você considera racista.
18) Em um determinado momento, o time visita a prisão. Um poema é recitado:
“Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Eu
agradeço aos deuses que existem
Por
minha alma indomável
Nas
garras cruéis das circunstâncias
Eu
não tremo ou me desespero
Sob
os duros golpes do destino
Minha
cabeça sangra, mas não se curva
Além
desse lugar de raiva e lágrimas
Paira
somente o horror da sombra
E
ainda, a ameaça do tempo
Vai
me encontrar e deve me achar sem medo
Não
importa o quão estreito seja o portão
Não
importa o tamanho do castigo
Eu
sou o dono do meu destino
Eu sou o capitão de minha alma”
Faça uma interpretação desse poema, tendo como referência o momento em que ele é declamado. Depois, responda: você se considera dono do seu destino ou capitão de sua alma. Explique.
19) Durante a final do campeonato, um menino negro estava próximo do carro com policiais. Observando o início e o fim desse contato, qual o significado ali presente?
20) O que mudou do primeiro jogo, em relação a presença de Mandela no estádio, ao último, na final do campeonato?
21) Mandela tinha muitos compromissos, mas procurou sempre dar atenção a questão esportiva como forma de superação das dificuldades do país e do ódio racial. Você entende que o esporte foi utilizado politicamente? Governos, em geral, se utilizam do esporte como forma de fazer política também, na sua opinião? Explique!
22) Desde a reforma constitucional da era
pós-Apartheid, a nação sul africana elegeu cinco presidentes: Nelson Mandela,
Thabo Mbeki, Kgalema Motlanthe, Jacob Zuma e Cyril Ramaphosa; todos negros.
Faça uma pesquisa sobre a África do Sul recente, atual. Houve reconciliação,
perdão? Ao longo desses anos, o país superou suas diferenças? Alcançou a
igualdade racial ou superou suas injustiças sociais? Eliminou as disparidades
econômicas e sociais entre brancos e negros? Escreva suas considerações a
partir dos dados encontrados e o fato da maioria negra ter eleito presidentes
igualmente negros.
MANDELA, LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE - Amandla
Filme: MANDELA, LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE
Comentário: O filme inicia mostrando sua infância junto a Nação Xhosa e culmina com sua eleição em 1994. Nele acompanhamos Mandela como advogado e aos poucos se incorporando a luta do CNA, como boicotes aos ônibus e manifestações contra o passe obrigatório. Amarga sua primeira prisão e celebra o primeiro casamento. Conflitos familiares se misturam a militância quando a segregação é oficializada. Conhece Winnie. Com a ineficácia da não violência, após o massacre de Sharpeville, em 1960, migra para a luta armada, com sabotagens promovidas pelo CNA. É classificado como terrorista, preso e condenado à prisão perpétua sendo removido para a prisão de Roben em 1964. A partir de então sua vida na prisão, com as privações e os trabalhos forçados enquanto a luta contra o apartheid se desenrola fora dos muros da prisão, em parte liderada por Winnie, igualmente presa. O processo de libertação decorre da conjunção da manutenção da luta contra o apartheid, com as sanções econômicas contra a África do Sul e os eventos pedindo a sua liberdade pelo mundo. Em 1992, as negociações em torno da divisão do poder com os brancos levam a sua separação de Winnie que discorda da visão de unidade. Depois explode a disputa entre o CNA e outros grupos negros. Por fim, temos a eleição de Nelson como presidente em 1994, nas primeiras eleições multirraciais.
1) A que etnia ou povo pertencia Mandela? Descreva um pouco de suas tradições e costumes a partir de sua infância, juventude e o casamento com Winnie.
2) Qual era a profissão de Mandela? Como atendia a clientela? Como era encarado em um tribunal?
3) Mandela foi cooptado pelo CNA – Congresso Nacional Africano. Pesquise: O que era o CNA?
4) Em certo momento do filme é citado o termo Boers. Quem eram os Boers ou Bôeres?
5) Mandela menciona que de acordo com a lei, relações só poderiam ocorrer entre gente da sua própria raça. Qual seria o objetivo de uma lei dessas? Como você a interpreta?
6) O que era o passe? Descreva o caso envolvendo Jackson, o rapaz negro que foi preso pelo fato de não portar o passe. Quais foram as consequências? Como o Estado reagiu aos apelos de Mandela?
7) Frequentemente, os brancos referiam-se aos negros pejorativamente como “garotos”. No seu entendimento, qual o objetivo desse tratamento?
8) Há uma referência a Deus em certo trecho do filme, mais precisamente, “deixar para Deus”. Como Mandela via Deus naquele instante?
9) Qual o objetivo do “boicote aos ônibus”? Como o governo passou a ver esse movimento?
10) 1948. O governo branco passa a separar geograficamente negros dos brancos implantando a segregação. O que é segregação? O que foi o apartheid?
11) Como os negros reagiram a política segregacionista? Descreva as manifestações.
12) O filme registra uma repressão policial no protesto contra a obrigatoriedade do passe. Foi o massacre de Sharpeville, 21 de março de 1960. Descreva o episódio a partir do filme e consulte o que se comemora no 21 de março, anualmente, e qual a relação com esse fato?
13) Mandela e os membros do CNA abandonam a política da não violência e partem para a resistência armada. Quais as razões mencionadas por Mandela? Qual sua opinião: terrorismo ou luta por justiça?
14) Durante o julgamento, após sua prisão, Mandela faz a seguinte declaração no tribunal:
“Meu nome é Nelson Mandela. Sou o primeiro acusado. Não nego que planejei sabotagens. Não as planejei num espírito de causar terror, nem de possuir uma atração pela violência. A realidade dos fatos mostra que 50 anos de não violência apenas trouxeram ao povo africano mais legislação repressora e menos direitos. Os africanos querem uma quota justa da totalidade da África do Sul. Queremos direitos políticos iguais. Um homem, um voto. Dediquei-me a esta luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca. Lutei contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade livre e democrática, em que todas as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que rege minha vida e que espero alcançar. Mas, caso seja necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”.
Faça uma interpretação dessa declaração. Depois, pesquise sobre Steve Biko. Faça uma pequena biografia de Biko, seu pensamento, e diga o que havia em comum entre Biko e Mandela e qual a diferença entre ambos.
15) Mandela foi preso em 1964. Faça uma descrição de sua passagem pela prisão.
16) Enquanto Mandela estava preso, que tipo de repressão sofreu Winnie e quais as ações por ela promovidas na luta contra o apartheid? Escreva uma pequena biografia de Winnie Mandela. Depois responda, segundo seu entendimento, considerando o pensamento e as ações políticas: o que os unia? O que os separava?
17) Pesquise sobre o Levante de Soweto, ocorrido em 1976. Quais as razões? Quais as consequências? Que considerações é possível se fazer a partir do filme?
18) Dois movimentos articulados no mundo chamaram a atenção para o apartheid: o boicote aos produtos da África do Sul e a mobilização pela libertação de Nelson Mandela. Que importância você atribui a esses movimentos para o desenrolar da política do regime segregacionista na África do Sul?
19) As pressões externas e também internas em função dos constantes conflitos, vão levando a um clima de distensão entre o governo e as lideranças do CNA, especialmente Mandela, diante da necessidade de um acordo para um novo momento político na África do Sul. Que estratégia adota o governo em relação ao aprisionamento de Mandela e seus companheiros? Qual é o centro dessas negociações? O que está em jogo?
20) Além do conflito pessoal com repercussões políticas entre Mandela e Winnie, às vésperas do processo eleitoral explode, praticamente, uma guerra civil de cunho étnico entre os partidários do Inkatha (Zulu) e os do CNA. Pesquise o que foi o partido Inkatha e o que defendia. Posteriormente, responda, se o conflito interno entre os partidos representativos do povo negro não beneficiava o regime branco e de que modo? Em outras palavras, se o regime segregacionista não estimulava até mesmo esse conflito.
21) Mandela, em entendimento próprio, pregava a pacificação, com disposição para sacrifícios pessoais. Antes do processo eleitoral, declara:
“...só existe um modo de progredir: que é a paz. Eu sei que não é isso que vocês querem ouvir, mas não existe outro modo. Eu sou seu líder, e enquanto eu for seu líder, eu irei liderar. Enquanto eu for o seu líder, eu sempre vou dizer quando vocês estiverem errados. E digo agora que vocês estão errados. Eu dei a minha vida a esse movimento. Eu estive disposto a morrer. Eu perdi 27 anos da minha vida dentro da prisão. Mas, agora eu digo a vocês: eu perdoo eles. E se eu posso perdoá-los, então vocês também podem. Nós não podemos ganhar uma guerra, mas podemos ganhar uma eleição. Então, meu povo, fiquem em casa, fiquem em paz, e quando o dia da eleição chegar, votem”!
Como você interpreta esse gesto de Mandela? Rendição, submissão? Altivez, grandeza? Por quê? Explique sua posição.
22) Analise o seguinte pensamento de Mandela:
“Percorri um longo caminho para a liberdade. Tem sido uma estrada solitária. E ainda não chegou ao fim. Sei que o meu país não foi criado para ser uma nação de ódio. Ninguém nasce para odiar o outro por causa da cor da pele. As pessoas aprendem a odiar. Mas também podem ser ensinadas a amar. Pois o amor é algo natural para o coração humano”.
Você concorda com essas palavras? Então, até mesmo trazendo para nossa realidade atual, no Brasil, porque ainda há tantos discursos de ódio, levando a feminicídios, racismo, xenofobia, intolerância religiosa ou homofobia? Descreva sua reflexão.
23) Pesquisando, defina Amandla e o que essa expressão pode ter significado para a luta e a libertação dos(as) negros(as) na África do Sul.
CABEÇA DE NÊGO - Tomada de consciência!
FILME: CABEÇA DE NÊGO
Proposta de Atividades
Sinopse:
Inspirado pelo livro dos Panteras Negras,
o jovem Saulo tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito
com alguns colegas e professores. Depois de reagir a um insulto racista, ele é
expulso. Saulo se recusa a deixar as dependências da escola por tempo
indeterminado até que a justiça seja feita, dando início a uma grande
mobilização coletiva.
Questões:
1) No início do filme aparece o lema da escola no uniforme de Saulo: “A disciplina é a fonte para o futuro”. Faça uma interpretação desta frase. Depois, responda: Você concorda com essa frase ou discorda? Explique sua posição.
2) Ainda em relação a essa mensagem no uniforme, descreva:
a) o comportamento dos alunos na escola,
particularmente em sala de aula, está de acordo com a mesma? Por quê?
b) você identifica esse mesmo
comportamento em sua escola ou sala de aula? Explique.
c) o comportamento de Saulo ao longo do
filme está condizente com a frase? Por quê?
d) o comportamento dos estudantes ligados
ao grêmio estudantil está de acordo com a frase? Por quê?
e) Há disciplina ou indisciplina no
comportamento dos estudantes? Qual a conclusão que você tira? Por quê?
f) No caso de considerar indisciplina, as formas como elas se manifestam são iguais ou diferentes? Por quê?
3) Faça uma comparação entre o lema da escola na camiseta e o lema da bandeira do Brasil. Há alguma relação? Explique sua resposta.
4) No muro da escola está pichada a frase: “depósito de sonhos acorrentados”. Como você interpreta essa frase, considerando que se trata de uma escola.
5) O cartaz colado por Saulo é uma chamada do grêmio estudantil da escola. Qual o nome escolhido para o grêmio? Qual o significado desse nome? Qual a relação com o 20 de novembro? Há um grêmio estudantil em sua escola? Qual o nome? Você participa?
6) Em sala de aula, Saulo foi provocado. De que forma? Como você enxerga esse tipo de provocação? Qual a reação de Saulo?
7) Agora, interprete a atitude do professor após o incidente envolvendo Saulo e seu colega. Agiu corretamente? Por quê?
8) Qual foi a posição que Saulo adotou? No lugar de Saulo, como você agiria? Foi uma atitude de indisciplina ou resistência? Explique.
9) Dentro da escola, qual foi a atitude de Saulo que acabou tendo repercussões externas? O que denunciou? De que forma?
10) A partir das repercussões, houve envolvimento da imprensa. Dois veículos de comunicação promoveram a cobertura do caso. Agiram da mesma forma? No que se diferenciaram? Com que propósito? A imprensa foi imparcial ou tomou partido? Explique!
11) Reunião de professores com a equipe diretiva para decidir sobre o caso e o destino de Saulo. Diga:
a) quem ficou a favor de Saulo? Quais os
argumentos utilizados? Como você entende essa posição?
b) quem ficou contra? Quais os argumentos?
Como você entende essa posição?
c) qual a decisão final? Como você interpreta?
12) Analise e caracterize alguns personagens:
a) o diretor da escola, Gusmão.
b) o funcionário Valter.
c) a mãe de Saulo.
d) o vigia da escola.
e) o ex-colega Jailton.
13) Em certo momento, o funcionário Valter é chamado de “capitão-do-mato”. Qual o significado dessa expressão?
14) Saulo escreve no quadro: “Cada negro traz,
adormecido em si, 10 pontos de um programa, que cada Pantera fez surgir”.
Pesquise: a que movimento Saulo se refere quando menciona “Pantera”. Quais são
os 10 pontos do programa dessa organização? Após a transcrição desses 10
pontos, de acordo com suas características e referencias, esses pontos podem
ser aplicados ao Brasil também? Explique sua posição.
15) Na medida em que a trama vai se desenvolvendo, há movimentos de ordem política se intensificando. Identifique e classifique:
a) o envolvimento, as ações e as razões dos representantes do governo (secretários, direção da escola, enfim).
b) as manifestações dos estudantes através
do grêmio estudantil.
c) o papel da polícia exercido no caso.
16) Todos(as) estudantes se envolvem na manifestação, nas reivindicações? Comente avaliando suas atitudes.
17) Saulo, a exemplo dos Panteras, também elabora uma proposta de 10 pontos a serem acordados para que desocupe a escola. Porém, acrescenta um 11º ponto. Esse documento é reproduzido e divulgado. Você considera as reivindicações legítimas? O que expressa o 11º ponto? Como você interpreta esse último ponto?
18) Leia a manchete abaixo:
Qual a relação da mesma com o filme? O que você pensa a respeito?
19) No decorrer do filme vamos sendo apresentados a alguns personagens históricos ou que tenham exercido grande representatividade na luta pelos direitos civis da comunidade negra. Pesquise e trace uma pequena biografia de:
a)
Ângela Davis.
b)
Martin Luther King.
c)
Malcolm X.
d)
Nelson Mandela.
e)
Amílcar Cabral.
f)
Lélia Gonzales.
g)
Marielle Franco.
h) Abdias do Nascimento.
20) O que você pensa a respeito do personagem Saulo? Um indisciplinado, marginal, agitador, baderneiro? Ou um rebelde, injustiçado, ativista, militante? Qual sua causa? Enfim, faça um perfil da personalidade desse protagonista.
21) No final do filme, o que seria uma ação isolada com determinadas consequências para a comunidade escolar local toma uma proporção muito maior. No seu entendimento, o que o diretor do filme quis transmitir? Qual a mensagem presente no filme?
A NOITE DOS LÁPIS - Estudantes conhecem a face cruel da ditadura na Argentina
FILME: A NOITE DOS LÁPIS
Sinopse:
Baseado na história real de um grupo de estudantes que lutavam pelo, hoje conhecido como, Movimento Passe-Livre, os quais foram sequestrados durante uma noite, em suas próprias casas, e torturados até a morte. Dos adolescentes raptados naquela ocasião, a qual ficou conhecida pelo nome que dá título ao filme, apenas um conseguiu escapar do assassinato, Pablo Diaz, que deu seu testemunho após libertado. O filme mostra o sofrimento psicológico pelo qual passaram os jovens e suas famílias.
Questões propostas:
1) Qual o contexto histórico abordado no filme?
2) Você já deve ter ouvido falar que “política não se discute”. Observando as ações dos jovens no início do filme, como você encara essa expressão?
3) Pelo que lutavam os jovens estudantes secundaristas?
4) Como passaram a ser vistos pelo movimento de repressão?
5) Como se deu o ato de aprisionamento dos estudantes? Você considera que foi um ato legal por parte do governo ditatorial?
6) Como os pais dos estudantes foram tratados quando procuraram saber notícias de seus filhos?
7) Descreva os momentos de tortura e abusos a que foram submetidos os(as) estudantes na prisão.
8) Que direitos possuíam esses estudantes no cárcere? Como você interpreta isso?
9) Faça uma leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Onde os estudantes tiveram violados seus direitos com base nesse documento?
10) Democracia ou Ditadura? O que você
defende e porquê?
DOUTOR GAMA - A verdadeira luta pela abolição que levou à Lei Áurea
Filme: Doutor Gama
Sinopse:Doutor Gama é um filme biográfico sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, uma das figuras mais relevantes da história brasileira. Ele utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos durante sua vida. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos para pagar dívidas de jogo de seu pai, um homem branco. Mesmo escravizado, ele conseguiu se alfabetizar, assim conquistou sua liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época.
Proposta de trabalho:
1) Faça anotações ao longo do filme para servirem de subsídios para as respostas das perguntas. As anotações serão consideradas parte do trabalho.
2) Que foi a mãe de Luís Gama? Como ela está inserida na história do Brasil? Pesquise.
3) O que o pai de Luís Gama fez com o filho? Como você viu esse ato?
4) Descreva a viagem de Luís Gama no navio negreiro.
5) Qual o tratamento dado aos negros até a chegada nas fazendas?
6) Os negros tinham acesso à educação? Explique, na sua opinião, porque isso ocorria.
7) Como Luís Gama conseguiu sua liberdade?
8) Como advogado, Luís Gama seguia a lei. Ele era contestado? Por quê?
9) Descreva a sua visão sobre o julgamento do escravo que matou seu senhor. Na sua opinião, ele deveria ser inocentado ou condenado? Explique.
10) Qual a contribuição que o filme lhe deu para um entendimento melhor da história do nosso país? Desenvolva o máximo possível.
PUREZA - Quem disse que escravidão é coisa do passado?
Sinopse:
O filme é
baseado na história real de Pureza Lopes Loyola. Na trama, Pureza (Dira Paes) é
uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região
do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local
para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida
melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair
em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um
sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão
moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar,
testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do
desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e
poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua
frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o
filho.
Questões
propostas:
1) No
início do filme aparece a atividade de trabalho a qual se dedica Pureza e seu
filho. Qual é esse tipo de trabalho? Como se dá a forma de rendimento deste
trabalho? Existe exploração do trabalho no seu entendimento? Como isso
acontece? Qual seria, em sua visão, a forma de evitar essa exploração?
2) Pesquise
na internet: quais são os três setores da economia? Em qual setor se enquadra a
atividade de Pureza e seu filho?
3) O filho
de Pureza resolve sair de casa e procurar outro tipo de trabalho. O que
pretendia?
4) Pesquise
na internet: o que é êxodo rural? Em sua opinião, a saída do filho de casa
entra nesse contexto?
5) Com que
idade Pureza aprendeu a ler? E com que objetivo? A alfabetização de Pureza
corresponde a que modalidade de ensino?
6) Quando
Pureza parte em busca de seu filho, na cidade ela ouve falar do “gato”. Quem é
o gato? O que faz?
7) Quando
os trabalhadores chegam na fazenda, como são recebidos? O que acontece em relação:
a) ao
armazém. b)
aos documentos.
8) Quais
são as condições de alojamento, alimentação e trabalho dos trabalhadores
contratados?
9) Como
eram tratados os trabalhadores na hora de trabalhar e no campo de trabalho?
10) O que
acontecia com os trabalhadores que discordavam das condições de trabalho a que
eram submetidos?
11) Os
trabalhadores recebiam salários? O que era alegado para não serem pagos? E o
que acontecia quando queriam ir embora ou fugir?
12) Pureza
consegue enganar o capataz e fugir. A quem ela recorre? Como é tratada
politicamente a questão? Em que governo está ocorrendo esse tipo de trabalho
denunciado por Pureza?
13) O que
fazem o Senador e o representante do governo executivo quando Pureza denuncia o
trabalho escravo no Congresso?
14) Como
Pureza busca a comprovação de suas denúncias? Ela tem êxito?
15) Que
papel você atribui ao padre (Igreja Católica) no episódio?
16) O que
acontece quando Pureza retorna à Brasília com as provas?
17) Depois
de três anos de buscas ininterruptas, Pureza finalmente encontrou Abel. Em
1997, Pureza recebeu em Londres o Anti-Slavery Award, prêmio internacional
concedido pela mais antiga organização abolicionista em atividade.
Comente
sobre esse reencontro entre mãe e filho e a sua luta para resgatá-lo.
18) Entre
1995 e 2017, o Grupo Móvel libertou mais de 52 mil trabalhadores em condições
análogas à de escravos. Em 2018, segundo estimativas da Walk Free Foundation,
369 mil pessoas foram submetidas à escravidão no Brasil. O combate ao trabalho
escravo enfrenta hoje sérias medidas de retrocesso nos âmbitos do Governo
Federal e do Congresso Nacional. Considerando a data de produção e lançamento
do filme, maio de 2022, a que governo é atribuído o retrocesso no combate ao
trabalho análogo a escravidão? Como você interpreta essa questão?
19) Em
2018, segundo estimativas da OIT – Organização Internacional do Trabalho, 40,3
milhões de pessoas foram submetidas à escravidão no mundo. Em sua opinião, após
séculos de adoção do trabalho escravo e décadas de sua extinção, ainda se
justifica trabalho escravo no mundo? Justifique sua posição.
20) No
Brasil, a Lei Áurea aboliu a escravidão em 1888. Pesquise sobre o caso de
trabalhadores submetidos à condição análoga à escravidão na produção vinícola
em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Depois, comente: Como empresários e
responsáveis pela fiscalização das leis trabalhistas ainda podem ser
negligentes quanto aos direitos dos trabalhadores? Explique.
CRIAÇÃO - Evolucionismo X Criacionismo
Sinopse:
Charles
Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 anos e leva uma vida pacata em uma
vila inglesa. Darwin é devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante
distante deles. A causa principal é o vazio existente com sua esposa Emma
(Jennifer Connelly). Darwin apenas se sente bem quando escapa para seu
escritório, onde discute o dia com sua filha Annie (Martha West), de apenas 10
anos. Só que há um problema: Emma está morta, há muitos anos. Darwin conversa, ou
acredita conversar, com seu fantasma. É o jeito que ele encontra para amenizar
a dor que sente e o conflito que possui, ao perceber que a existência de Deus
não se encaixa no mundo real.
Introdução/Prólogo
A origem das espécies de Darwin foi publicada pela primeira vez em 1859, foi considerada a maior ideia individual da história do pensamento. Esta é a história de como ele foi escrito.
Epílogo
A
Origem das Espécies de Charles Darwin esgotou no dia de sua publicação. Charles
e Emma permaneceram casados e felizes até o dia da morte dele, aos 73 anos. Ele
foi enterrado com todas as honras cristãs na Abadia de Westminster.
Questões propostas:
1) Pesquise. Um cientista diz para Darwin:
“Você matou Deus”. Seu nome: Thomas Huxley. Quem foi Thomas Huxley? O que ele
quis dizer com essa expressão?
2) Comente o fato da criança (Anne) ser castigada
por dizer a verdade (segundo seu pai) ou desafiar os dogmas do cristianismo
(segundo o pastor).
3) Pesquise. Qual a importância do barco HMS
Beagle?
4) Em que momentos do filme aparece a seleção
natural? Descreva.
5) Relate a relação de Darwin com a filha
Anne.
6) Relate a relação com a esposa. O que os
diferenciava?
7) Como era a relação com o reverendo e a
comunidade?
8) Como e quando Darwin manifesta a perda
da fé religiosa?
9) Quais os conflitos de consciência de
Darwin?
10) Que sentimentos de culpa Darwin
carregava? Comente um pouco a respeito do homem Charles Robert Darwin.
11) Que implicações seus dramas de
consciência e suas culpas tiveram sobre o ato de escrever seu livro?
12) Descreva as experiências de Darwin.
13) Ciência x Religião – Uma batalha?
14) Pesquise. Quem é Alfred Russel
Wallace?
15) O que Emma queima no final do filme?
Que mensagem está aí implícita?
16) Faça uma conclusão argumentando em
torno da dicotomia: fé x razão.
PRA FRENTE BRASIL - Ditadura Nunca Mais
Às vésperas
do Movimento das Diretas Já, foi lançado o filme “Pra Frente Brasil”. Para a
época, uma audaciosa “ficção” de fatos políticos que estariam ocorrendo em
nosso país. Mas, um fiel retrato da realidade sob a qual nossa sociedade se
encontrava. De forma audaciosa, este filme reviveu um período de alienação
cujos holofotes estavam direcionados aos craques da seleção brasileira que
disputava a Copa do Mundo de 1970. Pelé, Gérson, Rivelino e outros passeavam
pelos gramados dos estádios mexicanos enquanto os(as) que lutavam por
democracia eram arrastados(as) pelos corredores dos porões da ditadura. A
história do personagem Jofre, um apolítico preso por engano pelos aparatos da
repressão, vai mostrando a transformação de todos envolvidos em torno do seu
desaparecimento no momento em que são afetados por elementos político-sociais
até então ignorados no cotidiano de suas vidas. Considerados subversivos,
comunistas (“esta gente existe”) e “sensibilizados” a desistirem de suas
buscas, igualmente passam a serem perseguidos por importunarem o sistema
(empresários corruptos, esquadrões da morte, interferência estrangeira, estado
opressor, mídia complacente, justiça omissa). Assim como Jofre, que pagava seus
impostos, tinha emprego, filhos, família, documentos, questionava o fato de que
ninguém tinha o direito de fazer aquilo com ele, ou seja, a prisão ilegal e a
tortura a que foi submetido, milhares também se perguntavam: onde estavam seus
direitos? Não há direitos num Estado totalitário e a ignorância pode até ser
uma benção. Afinal, melhor comemorar um gol do que expressar suas opiniões.
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".
Direção: Roberto Faria
Questões:
1) Qual a
imagem que você tira do período ditatorial a partir do filme?
2) Qual sua
posição em relação à tortura? Ela se justifica na busca de uma informação por
parte do Estado?
3) Como
aparecem os militares no roteiro do filme? Que posição ocupam? Como se
comportam?
4) Como o
filme aborda a censura?
5) O que
acontece com as pessoas que contestam o sistema. Qual seria a sua posição?
6) O que
acontece com quem denuncia ou serve de testemunha sobre os atos dos agentes do
governo da ditadura?
7) A dupla
entende que o futebol foi uma forma de propaganda utilizada pela ditadura?
Justifique.
8) Onde
estão os direitos de Jofre? Há noção de justiça na situação deste personagem?
9) O Estado
(governo ditatorial) têm o direito de agir desta forma em relação aos seus
cidadãos? Mesmo aos que lhe fazem oposição? Explique!
10) Como os
estadunidenses (norte-americanos) aparecem no filme? Qual o seu papel?
11) Jofre se
considerava apolítico. Isso o livrou da perseguição? Será que Jofre tinha
consciência da realidade política do país mesmo se colocando como apolítico?
Interprete.
12)
Pesquise o que foram os órgãos DOI-CODI durante a ditadura militar. No filme,
você identifica esses órgãos? Como são representados?
13) Como a
polícia se comportou? Comentem e façam considerações próprias.
14) Quem
eram os chamados subversivos ou “terroristas” na sua visão?
15) Faça
uma análise da atuação de determinados empresários, como o dono da empresa que
acabou demitindo tanto Miguel como Jofre. Como atuavam durante a repressão?
Pelo que pagavam? O que acabavam financiando?
16) O que
representava o personagem Garcia?
17)
Ditadura Nunca Mais é um dos muitos lemas proferidos por aqueles que defendem a
democracia. Como você interpreta esse lema? Considera justo? Por quê?
18) No final do filme, em algumas versões, diz tratar-se de um filme de ficção. Considerando seus estudos, você concorda com essa definição? Em parte ou no todo? Explique! (Procure pesquisar o que é uma obra de ficção e uma baseada em fatos reais).
O TRIUNFO - Quando um professor triunfa, seus alunos triunfam.
Sinopse:
Ron Clark (Matthew Perry) é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformará o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis alunos da cidade?
Questões com base no filme:
1) Aluno no lixo. Comente a atitude do
professor que o colocou ali.
2) Você trocaria uma estabilidade por um
desafio como o professor fez? Por quê?
3) Como o professor encontra a turma? Qual
sua reação?
4) Descreva o comportamento da turma em
dois momentos:
a) No início do filme.
b) No final do filme.
c) Que razões você apontaria para a
transformação ou mudança de comportamento dos alunos?
5) Que influência o professor teve sobre a
vida dos alunos?
6) Relacione, pelo menos três regras
propostas pelo professor que você considera importante e por quê.
7) Observe e descreva as condições sociais
da vida no bairro, nos relacionamentos fora da escola e diga ainda se estas
situações exerciam influência sobre os alunos.
8) No início, os alunos aceitaram o
professor? E depois, no decorrer do filme? Tire do filme elementos que ajudem
você a responder esta questão.
9) Quanto ao professor. Desistiu ou
persistiu em relação a dar aula naquela turma? Que decisão você tomaria?
10) Destaque do filme o protagonismo de um
personagem aluno(a) e comente a respeito.
11) Por que o título do filme é “O
Triunfo”?
12) Que lições você tirou do filme? Ele
trouxe alguma mensagem para você?